Mais da metade dos atendimentos online no ambulatório digital, cerca de 67%, são consultas de psiquiatria e psicologia. No pronto-atendimento digital, voltado para urgências por telemedicina, os casos de ansiedade ocupam o quarto lugar em frequência, após dengue, infecções das vias aéreas e diarreia.
"Mesmo no pronto-atendimento digital, que se destina a urgências médicas mais simples, as condições emocionais estão entre as cinco principais causas de busca pelo serviço. É comovente ver como este serviço, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, muitas vezes é identificado pelos usuários como um canal de acolhimento em meio ao desespero de uma crise de ansiedade ou estresse", relata Jane Teixeira, médica e gerente da Saúde Digital do Grupo Fleury.
Segundo a médica, a alta demanda por consultas de psicologia e psiquiatria, embora não surpreendente, superou as expectativas desde o início do serviço, igualando-se ao número de consultas de todas as outras especialidades médicas e multiprofissionais somadas.
"As doenças emocionais carregam um estigma social maior em comparação com outras. O paciente tem vergonha de faltar ao trabalho e comparecer a um consultório de psiquiatra ou psicólogo. Além disso, essas consultas geralmente demandam menos exames físicos. A telemedicina acaba sendo a modalidade ideal para esses pacientes, que conseguem conciliar o acompanhamento médico com sua rotina de forma mais privada", explica Teixeira.
O Saúde Digital é oferecido a empresas, seus colaboradores e dependentes. No Pronto-Atendimento Digital, são mais de quatro milhões de beneficiários e mais de dois milhões de consultas realizadas por telemedicina, 100% digitais, a qualquer momento, sem necessidade de agendamento.
Existe um prontuário eletrônico com todas as informações de cada atendimento do paciente em qualquer um dos serviços do Saúde Digital. Dessa forma, a cada nova consulta, o médico tem acesso a todo o histórico clínico disponível.