Tecnologia reduz tempo de espera em 49% na Rede Mater Dei
27/06/2024

A rotina de um hospital é dinâmica e exige preparação para atender diversas demandas simultaneamente. Agilidade e um local centralizado para gerenciar todas as informações dos pacientes e operações hospitalares são essenciais, podendo até ser determinantes na hora de salvar vidas. Nesse contexto, a tecnologia surge como uma aliada crucial, beneficiando tanto os profissionais de saúde na linha de frente quanto os pacientes. 

Iniciativas de modernização hospitalar para melhor atender a população já estão em discussão no setor público. Na área privada, parcerias estratégicas têm trazido melhorias significativas, como no caso da Rede Mater Dei. A rede buscava formas de criar um canal mais eficiente para o registro de queixas e solicitações de serviços, além de melhorar a gestão da carga de trabalho da equipe de enfermagem. Com a implementação da Quality24 - uma healthtech especializada em sistemas de gestão de operações - os hospitais Mater Dei em Minas Gerais, Bahia e Goiás agora podem atualizar em tempo real os pedidos relacionados à manutenção do paciente, rouparia, nutrição e higiene através de um aplicativo exclusivo. 

Resultados e impactos da implementação da nova tecnologia

“Estamos trabalhando fortemente para reduzir os tempos de atendimento nas diversas áreas. A ferramenta da Quality24 nos permite acompanhar o volume de chamados para cada item e o tempo médio de atendimento. Além disso, estamos estudando possibilidades de melhoria nos processos, com o objetivo de reduzir o esforço do cliente”, diz Solange Lobo, Superintendente Administrativa da Rede Mater Dei de Saúde. Ela explica que, antes da implementação da ferramenta, 100% das demandas passavam pelas equipes de enfermagem, que precisavam direcionar os pedidos aos responsáveis, ocupando tempo que poderia ser dedicado ao atendimento direto ao paciente. 
 

Os resultados da implementação foram evidentes rapidamente. De agosto de 2023 a maio de 2024, mais de 152 mil atendimentos a pacientes foram gerenciados pela ferramenta da Quality24. Todo o processo de modernização resultou em mais de 6.600 horas poupadas pelas equipes de enfermagem, reduzindo o tempo de atendimento em 49% e permitindo que a equipe se concentrasse mais nas atividades assistenciais, proporcionando maior excelência no atendimento. A Quality24 já está presente em cinco hospitais do grupo, abrangendo quase 1.000 leitos operacionais, com planos de expansão para toda a rede. 
 

“Para nós, é gratificante fazer parte da história de um parceiro com 44 anos de fundação e, em menos de um ano, gerar um impacto positivo tão significativo. Queremos ampliar essa possibilidade para os demais hospitais da rede e mostrar que saúde e tecnologia precisam andar juntas para atender mais pacientes com qualidade”, comenta Fabio Napchan, CEO e cofundador da Quality24. 

“Nossa visão é ‘Ser referência nacional em saúde, crescendo de forma sustentável, com soluções inovadoras, mantendo e gerando conhecimento, atraindo talentos e cuidando das pessoas em todas as fases da vida.’ Portanto, entendemos que essa ferramenta está alinhada à nossa visão, pois estamos melhorando a experiência do nosso paciente através de uma solução inovadora”, conclui Lobo. 





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