A BP - Beneficência Portuguesa de São Paulo e a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo anunciaram a expansão de parcerias filantrópicas. Denise Santos, CEO da instituição de saúde, ressaltou o valor desse tipo de colaboração para o país.
"A promoção de ações filantrópicas em parceria com grandes entidades é fundamental para a BP. Através delas, buscamos proporcionar um melhor acesso à saúde no Brasil, contribuindo para reduzir as desigualdades sociais e oferecendo soluções adaptadas à realidade do país", afirmou.
Lançado em 2017, o Cuidando de Todos Cardio agora integra a BP - Beneficência Portuguesa de São Paulo em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, com o objetivo de garantir cobertura completa das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade.
O foco da iniciativa é na prevenção, conscientização, rastreamento, diagnóstico, adesão ao tratamento e controle das Condições Crônicas Não Transmissíveis (CCNT), especialmente em pessoas com fatores de risco cardiovascular. Sob a liderança da Secretaria, o programa visa fortalecer a coordenação da atenção básica para reduzir taxas de complicações e evitar mortes.
Além disso, a expansão dos serviços diretos em cardiologia estende o contrato com a Secretaria para continuar atendendo pacientes na especialidade, incluindo diagnósticos e tratamentos para pacientes regulados pela prefeitura de São Paulo.
Desenvolvido pela Fundação Novartis, sediada na Suíça, o Cuidando de Todos Cardio é realizado em colaboração com diversos parceiros, incluindo o apoio e co-investimento local da Umane.
Outro projeto relacionado à saúde do coração é o Boas Práticas em Cardiologia. Realizado via Proadi-SUS, será implementado em sete Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade de São Paulo. O intuito é apoiar instituições públicas no desenvolvimento de estratégias e intervenções para melhorar a qualidade e a segurança do atendimento. Também está prevista a capacitação de médicos plantonistas por meio de teleconsultorias e sessões de aprendizagem virtual para suporte na tomada de decisões clínicas.
Josué Dimas Pimenta, presidente do Conselho da BP, destaca que a participação ativa em grandes projetos filantrópicos tem sido uma prioridade ao longo da história da instituição.
"Trabalhamos em colaboração com o setor privado, organizações sociais e governos municipal, estadual e federal, sempre com o objetivo de gerar impacto social em larga escala. Parcerias, tanto nacionais quanto internacionais, nos permitem expandir a oferta de cuidados de saúde de forma qualificada e eficaz", avaliou o executivo.
O Saúde Integral da Mulher é outro programa executado pela BP no âmbito do Proadi-SUS, que incluirá 100 cirurgias reguladas pelo SUS, distribuídas entre endometriose (50%), procedimentos uroginecológicos (25%) e tratamento de miomas (25%).