A tecnologia tem trazido inúmeros benefícios para a área da saúde, tanto para os pacientes como também para as instituições de saúde. Ela tem sido amplamente aplicada para agilizar o atendimento nas clínicas médicas, aumentar a assertividade nos diagnósticos, maior precisão nas cirurgias, melhorar a experiência dos pacientes e diminuir erros médicos.
Neste contexto, uma das principais inovações dos últimos anos, especialmente após a pandemia, é a telemedicina. Essa tecnologia permite que médicos realizem consultas e diagnósticos à distância, proporcionando mais comodidade e facilidade. Por isso, tem se mostrado uma excelente alternativa em grandes tragédias ou crises de saúde pública, como as enchentes no Rio Grande do Sul.
Pensando em ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade no Sul, a Doctoralia, maior plataforma de agendamentos do mundo, adaptou sua tecnologia de telemedicina para permitir que profissionais de diversas especialidades médicas ofereçam seus serviços gratuitamente às vítimas das enchentes. Em momentos como este, as pessoas precisam de atenção, conforto, apoio físico e emocional e, principalmente, de um canal direto para solucionar dúvidas sobre sintomas e doenças.
Desde o início da campanha em maio, a plataforma reuniu mais de 500 médicos e especialistas de saúde voluntários para realizar teleatendimentos, totalizando mais de 5400 teleconsultas até o momento. A duração da campanha é indeterminada, garantindo suporte contínuo às vítimas. Essa flexibilidade permite que a ajuda permaneça disponível enquanto houver necessidade, oferecendo um serviço essencial para aqueles que enfrentam os desafios pós-enchentes.
“A população do Rio Grande do Sul está enfrentando um momento muito delicado, e toda ajuda é essencial para minimizar a dor e oferecer conforto. Por isso, decidimos disponibilizar nossa plataforma de telemedicina, já que muitos ainda não conseguem acessar instituições de saúde devido à superlotação. Nosso objetivo é garantir que eles tenham suporte necessário de médicos e psicólogos neste momento difícil, utilizando a tecnologia para promover o bem-estar de todos”, afirma Flávia Soccol, Head de Patient Care da Doctoralia.