Hospitais estaduais de Goiás inovam na aplicação de Escape Rooms na saúde
11/06/2024

Considerada uma das mais usadas metodologias ativas de aprendizagem, a gamificação chegou na área da saúde em três hospitais estaduais de Goiás: Hospital Estadual de Formosa (HEF), de Trindade (Hetrin) e Centro-Norte Goiano (HCN), trazendo inovação na educação das equipes que atuam nessas unidades do governo de Goiás.

Parte dos colaboradores desses três hospitais participarão de um Escape Health, baseado na mesma dinâmica das já conhecidas Escape Rooms, ou “Salas de Fuga”, ferramenta inovadora para o desenvolvimento de grupos que, confinados num mesmo ambiente, precisam resolver jogos de enigmas em determinado tempo.
 

O tema do primeiro Escape Health das unidades hospitalares de Goiás, administradas pelo Instituto de Medicina, Ensino e Desenvolvimento – IMED, será sobre sepse, quando os participantes terão que usar seus conhecimentos sobre o protocolo institucional para resolver o caso apresentado.

Essas atividades irão compor o Workshop Multiprofissional de Gamificação no Ensino em Saúde, tendo como facilitadores Wilson Elias de Oliveira Júnior, cirurgião pediátrico e Aline Junqueira Bezerra, enfermeira, que abordarão sobre a importância das metodologias ativas de ensino.

Para a diretora médica do IMED, Erika Ortolan, o uso dessa estratégia evidencia a importância da adoção de atividades lúdicas e dinâmicas na área da saúde. “Esta é uma parte muito importante das nossas unidades: a educação permanente. E este treinamento acontece através de simulações que envolvem toda a equipe assistencial, afinando as condutas e melhorando a interação entre os times. Nesse sentido, as Escapes Health fazem parte do rol das mais novas metodologias ativas de ensino, misturando ensino em ambientes simulados e trabalho em equipe”, conclui.
 





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP