Cada vez mais, a saúde cardiovascular da mulher vem se tornado um tema importante a ser debatido. Com particularidades e fatores biológicos que implicam em um cuidado mais especializado, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 35% dos óbitos nas mulheres anualmente, ou seja, mais do que todos os tipos de cânceres juntos, de acordo com a World Heart Federation – WHF (Federação Mundial do Coração). Para abordar os diversos impactos dessas patologias no sexo feminino, especialistas do Hcor apresentam no simpósio satélite o tema “Habilidades no atendimento cardiológico da mulher”, dia 31 de maio, das 12h50 às 14h20, durante o 44º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), um dos três maiores do mundo na área.
O simpósio conta com a apresentação de Dr. Fabio Jatene, líder médico da Cardiologia do Hcor. Os palestrantes serão a Dra. Claudia Alves, cardiologista do Hcor (“Gênero como fator biológico”), Dra. Ieda Jatene, cardiologista pediátrica do Hcor (“Fatores de risco tradicionais e específicos”) e Dra. Andressa Melina Teixeira, ginecologista oncológica do Hcor (“Menopausa, terapia de reposição hormonal e risco cardiovascular”).
Na discussão interativa que fecha a programação, Dra. Salete Nacif e Dr. Bernardo Noya de Abreu, cardiologistas do Hcor,apresentarão casos clínicos e contarão com os debatedores Dr. Fabio Jatene e Dra. Claudia Alves, além do Dr. Alexandre Abizaid, líder médico da Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hcor, Dr. Rafael Lopes, responsável pelo Serviço de Medicina Nuclear do Hcor, e Dr. Ricardo Pavanello, membro do CardioBoard do Hcor.
Serviço – XVII Simpósio Hcor “Habilidades no atendimento cardiológico da mulher”
Data: 31 de maio de 2024
Horário: 12h50 às 14h20
Local: Auditório nº. 8 – Setor Azul, na 44ª edição do Congresso da SOCESP (Transamérica Expo Center – Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro/SP)
Sobre o Hcor
O Hcor atua em mais de 50 especialidades médicas, entre elas Cardiologia, Oncologia, Neurologia e Ortopedia, além de oferecer um centro próprio de Medicina Diagnóstica. Possui Acreditação pela Joint Commission International (JCI) e diversas certificações nacionais e internacionais. Desde 2008, é parceiro do Ministério da Saúde no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), o que proporciona que seu impacto em saúde esteja presente em todas as regiões do país.
Instituição filantrópica, o Hcor iniciou suas atividades em 1976, tendo como mantenedora a centenária Associação Beneficente Síria, que também conduz projetos gratuitos de saúde para população em situação de vulnerabilidade. Além do escopo médico-assistencial, o hospital conta com um Instituto de Pesquisa, reconhecido internacionalmente, que coordena estudos clínicos multicêntricos com publicações nos mais conceituados periódicos científicos. Conjuntamente, capacita milhares de profissionais anualmente por meio do Hcor Academy com seus cursos de pós-graduação, cursos de atualização e programas de residência e aprimoramento médico.