O A.C.Camargo Cancer Center, uma instituição de renome internacional na luta contra o câncer, anunciou a criação do primeiro Centro de Referência de Tumores Neuroendócrinos do Brasil. A Dra. Rachel Richelmann liderará o novo centro, que se torna o décimo terceiro centro de referência do A.C.Camargo Cancer Center.
Os tumores neuroendócrinos são raros e originam-se das células neuroendócrinas, que estão espalhadas por todo o corpo, principalmente pelo pulmão e pelo trato gastrointestinal. Esses tumores podem apresentar diferentes sintomas e sinais, podendo se assemelhar a outros tumores ou doenças crônicas não oncológicas. Em muitos casos, os tumores não produzem hormônios que geram sintomas, o que pode levar muitos anos para o diagnóstico ocorrer e/ou ocorrer em estágio avançado.
O novo centro contará com uma equipe multidisciplinar de profissionais médicos dedicados a esses tumores, onde o paciente poderá ser tratado por várias especialidades, todas focadas no tratamento neuroendócrino. Além disso, o diagnóstico de TNE deve ser preciso porque guia todo o tratamento do paciente. Devido à sua complexidade, deve ser feito por patologistas experientes.
“Os tumores neuroendócrinos são um grupo muito heterogêneo, e menos comuns, de tumores que podem se localizar em qualquer parte do corpo. Portanto, o diagnóstico preciso é crucial para guiar o tratamento mais adequado para cada paciente”, explica a Dra. Rachel Richelmann. “Além disso, no AC Camargo Cancer Center, oferecemos aos pacientes a participação em pesquisas com novos tratamentos e/ou métodos diagnósticos que podem auxiliar seus tratamentos ou de futuros pacientes com TNE.”
O centro de referência contará com a expertise de cirurgiões oncológicos, patologistas, oncologistas clínicos, cirurgiões torácicos, uro-oncologistas, oncogeneticistas, endocrinologistas, médicos nucleares, radiologistas intervencionistas e endoscopistas. Todos esses profissionais estarão focados no tratamento neuroendócrino, proporcionando aos pacientes um atendimento integral e personalizado.