A pandemia da Covid-19 trouxe à tona a necessidade de redefinir as demandas e expectativas em relação aos cuidados com a saúde. Isso levou os profissionais do setor a enfatizar a sustentabilidade dos modelos de serviços de saúde, através da modernização da gestão e do aumento das inovações com a digitalização da saúde.
Nesse contexto, a escola HCX do Hospital das Clínicas da FMUSP trouxe para a Hospitalar 2024 uma programação de debates sobre sustentabilidade, medicina integrativa e saúde digital em um cenário de constante evolução na medicina.
Os desafios do setor de saúde, como as tendências e desafios da engenharia clínica, a inovação e transformação das tecnologias em saúde, a judicialização em saúde, IA generativa e a Telessaúde serão alguns dos principais temas apresentados no evento. O grupo de palestrantes será formado pelo corpo clínico do complexo HC, além de especialistas externos convidados.
As atividades programadas refletem o programa educacional HC Líder, desenvolvido pelo HCX em parceria com o Inova HC e o Instituto Butantan. O programa reúne quatro MBAs que englobam a Gestão da Inovação em Saúde, Gestão da Saúde, Engenharia Clínica e Saúde Digital, e busca capacitar os profissionais para atuar em um cenário em constante evolução.
“É fundamental que os profissionais e lideranças se adaptem à constante transformação na área da saúde, diante de novas tecnologias, produtos e legislações”, comenta Gisleine Eimantas, diretora executiva do HCX.
Além disso, o HCX promoverá o Projeto Ser Integral, que visa promover o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores no ambiente de trabalho. O projeto, que está sendo aplicado apenas com os funcionários do HC, está aberto para empresas e instituições que tenham interesse em implantar programas desta natureza em suas empresas.
Durante a feira, o HCX também lançará o curso de especialização em saúde integrativa, reconhecido pelo MEC, com duração de 12 meses e 450 horas, e início previsto em agosto deste ano, buscando disseminar as práticas integrativas e a experiência do HC.
O HCX também promoverá durante a feira Hospitalar 2024, o Projeto Ser Integral, na quinta-feira, dia 23, que visa promover o bem-estar e a qualidade de vida dos colaborares no ambiente de trabalho, e apresentar os primeiros resultados do projeto piloto desenvolvido no próprio HC, que poderá ser replicado em empresas, hospitais e instituições de saúde em geral.
O objetivo é apresentar ao público e empresas participantes do evento a experiência bem-sucedida do projeto implantado no próprio HC, explica a diretora-executiva do HCX. “O projeto visa melhorar o bem-estar físico, mental, social e espiritual de indivíduos e populações, o que está ligado intrinsecamente às atitudes, escolhas e a coragem de mudar de hábitos de cada indivíduo. O objetivo é ter uma população comprometida com a sua própria saúde”.
Atualmente, o projeto está sendo aplicado apenas com os funcionários do HC, mas está aberto para empresas e instituições que tenham interesse em implantar programas desta natureza nas suas empresas. Após o programa piloto bem-sucedido com 80 pessoas, agora já está sendo montada uma primeira turma, com 400 pessoas cadastradas, explica o coordenador do projeto, professor Haino Burmester.
Durante a feira, o HCX irá lançar também o curso de especialização em saúde integrativa, reconhecido pelo MEC, com duração de 12 meses e 450 horas, e início previsto em agosto deste ano, buscando disseminar as práticas integrativas e a experiência do HC.