Selo é reconhecimento pela excelência em cuidados intensivos
Pelo terceiro ano consecutivo a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) geral do Hospital Alemão Oswaldo Cruz conquistou o Top Performer, concedido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB).
A UTI do Hospital conquistou o selo junto com outras 210 unidades de um universo de 1.800 UTIs gerais avaliadas.
O recebimento do UTI Top Performer mostra a excelência das equipes médicas envolvidas e reforça o compromisso do Hospital com a assistência de alta qualidade e a segurança do paciente.
A conquista da certificação é significativa para a Instituição e para cada um de seus colaboradores, que contribuem para o sucesso em sua atuação nos mais altos padrões de qualidade, com atendimento humanizado em prol dos melhores desfechos e do bem-estar de seus pacientes.
“É uma avaliação de performance de mortalidade. As melhores UTIs são onde morrem menos pacientes e com uso de poucos recursos. UTIs com estas características contribuem de forma diferenciada para garantir a sustentabilidade e a qualidade do cuidado dos pacientes de alta gravidade e complexidade”, disse Amilton Silva Júnior, gerente médico da UTI geral do Hospital.
A avaliação de performance das UTIs é feita de acordo com as Matrizes de Eficiência do sistema Epimed Monitor, que usam os parâmetros de taxa de mortalidade padronizada (TMP) e de taxa de utilização de recursos padronizada (TURP), ambas ajustadas a gravidade do paciente. O certificado é o reconhecimento da busca pela excelência na medicina intensiva.
Para alcançar o certificado, as UTIs devem ter utilizado o sistema Epimed Monitor de forma consistente ao longo do ano, com um número mínimo de internações adequado ao tamanho da unidade e integridade no preenchimento dos dados.
Criado em 2016, o selo de distinção é concedido às unidades de terapia intensiva que demonstram eficiência excepcional, destacando-se por resultados clínicos superiores e alocação eficiente de recursos no cuidado dos pacientes críticos.