O Hospital de Amor, anteriormente conhecido como Hospital de Câncer de Barretos, é referência mundial em tratamento, prevenção, ensino e pesquisa em câncer. Dedicado exclusivamente ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital de Amor oferece tratamentos clínicos e cirúrgicos de ponta, muitos dos quais não são cobertos pelo sistema público em outras instituições.
A instituição investe significativamente na integração de inteligência artificial (IA) em seus processos de diagnóstico e tratamento do câncer. "Os projetos que utilizam IA para a leitura de laudos de câncer de mama, por exemplo, permitem diagnósticos precoces de diversos tipos de tumores e agilizam o início do tratamento, aumentando as chances de cura," afirma Henrique Prata, presidente do Hospital de Amor.
Nas cirurgias, destacam-se o uso de plataformas robóticas, neuronavegação e microscopia cirúrgica, proporcionando mais precisão nos procedimentos e recuperação mais rápida dos pacientes. No tratamento clínico, a IA é utilizada para diagnóstico precoce e a patologia digital para integração de dados dos pacientes, contribuindo para uma abordagem personalizada e eficiente.
Apesar dos avanços, a adoção de novas tecnologias no tratamento do câncer enfrenta desafios. A conscientização e educação da população, bem como a adequação das políticas públicas de saúde, são necessárias para garantir o acesso equitativo às inovações, especialmente no âmbito do SUS.
"Olhando para o futuro, o Hospital de Amor continua comprometido em investir em tecnologia médica para aprimorar nossos serviços. Entre os investimentos previstos está a melhoria da jornada do paciente oncológico, com a implementação de sistemas que mapeiem sua trajetória, desde o diagnóstico até o pós-tratamento, visando garantir um acompanhamento mais eficaz e aumentar as chances de sobrevida," explica Henrique Prata.
Além das tecnologias, o Hospital de Amor também possui uma estrutura de referência, que inclui a filial do maior centro de treinamento de cirurgia minimamente invasiva do mundo (IRCAD), mais de 50 unidades móveis para rastreamento e detecção precoce, e o Instituto de Ensino e Pesquisa focado em oncologia, possibilitando avanços importantes em pesquisa científica e tratamento personalizado aos assistidos pelo Hospital de Amor.