A Linha de Cuidado de Endometriose foi concebida com a missão de fornecer um cuidado completo e personalizado para pacientes com essa condição. "O tratamento está alinhado com o compromisso da Dasa de promover uma saúde baseada em valor, focada em resultados eficazes e centrados na paciente. Esse reconhecimento de quase dois anos de trabalho indica claramente que estamos no caminho certo", comenta Carlos Loja, diretor-geral do Hospital Maternidade Christóvão da Gama de Santo André.
Desde agosto de 2022, a Linha de Cuidado já beneficiou mais de 200 pacientes. "Nós acompanhamos essas pacientes desde o diagnóstico até o tratamento e o acompanhamento pós-intervenção, visando melhorar sua qualidade de vida, gerenciar a dor, abordar questões emocionais e monitorar os resultados a longo prazo", conclui Arlene Miranda, diretora assistencial do hospital.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a endometriose impacta cerca de 190 milhões de mulheres e meninas em idade reprodutiva em todo o mundo, o que equivale a aproximadamente 10% da população feminina. Essa proporção é semelhante à observada entre as mulheres brasileiras, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Classificada como uma doença crônica, a endometriose é conhecida por causar dor intensa e ter um impacto significativo na qualidade de vida das pessoas afetadas por ela.
A Linha de Cuidado de Endometriose, adotada pelo hospital Christóvão da Gama, tem o potencial de melhorar a qualidade de vida de milhares de mulheres que sofrem dessa condição no Brasil. Desde que foi implementado, o tratamento já ajudou mais de 200 pacientes e ainda pode ajudar muito mais.