Será inaugurado o Pronto-Socorro 60+ na unidade Pompeia da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo. O PS é dedicado e exclusivo ao atendimento de pessoas com 60 anos ou mais e terá uma sala de espera própria para trazer mais comodidade para esse público. A Unidade Pompeia da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo realizou mais de 2 mil atendimentos entre janeiro e abril de 2024.
De acordo com o censo de 2022 do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a população idosa no Brasil aumentou 57,4% em 12 anos. O levantamento indica que cerca de 22,1 milhões da população tem 65 anos ou mais.
A nova ala do PS recebeu uma ambientação visual própria para melhorar a experiência do paciente e conta com colaboradores treinados para o acolhimento próprio do idoso e um processo de internação ágil e acompanhado por médicos geriatras, a fim de desospitalizar o idoso com brevidade, fazendo-o retornar para casa com funcionalidade e controle de doenças crônicas.
“O objetivo com essa nova ala é oferecer um atendimento mais humanizado e especializado para promover um envelhecimento cada vez mais saudável e tranquilo”, ressalta a Abgair Lima, gerente administrativa da unidade Pompeia da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.
O Hospital São Camilo possui o selo Amigo do Idoso, certificação que reconhece instituições que incentivam e apoiam a qualificação geronto-geriátrica dos hospitais como referência assistencial que inclui, valoriza, e preserva a autonomia e independência dos idosos. O local terá também concierge para realizar agendamento de exames e consultas na alta do paciente, incentivando o acompanhamento com geriatra e demais profissionais.
A população idosa é bastante vulnerável e frequentemente é acometida por doenças crônicas, as quais com cuidados adequados evitam internações e aumentam a expectativa de vida. Quando necessária a vinda ao pronto socorro, é importante que seja uma experiência ágil e resolutiva”, reforça Carolina Marcki, gerente médica da Unidade.