Acontece hoje, dia 8 de maio, a inauguração do Living Lab, laboratório de ensino e inovação social em Saúde Digital no Brasil. A criação da SAS Brasil, organização social que há mais de uma década leva saúde especializada para quem não tem, em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM), abre suas portas com evento que acontecerá a partir das 9h no Instituto de Otorrinolaringologia Cirurgia de Cabeça e Pescoço (IOU) da Unicamp. Para saber mais e participar, os interessados podem acessar a página de inscrição.
“O Living Lab é uma iniciativa que promete mudar o curso de como é feita a saúde no Brasil e quem sabe no mundo”, comenta a CEO da SAS Brasil, Sabine Zink, diretamente de Campinas, onde está localizado o laboratório. O espaço será um espaço de fomento a inovações com foco em impacto social e ambiental, incentivo à pesquisa e ensino em saúde digital. O laboratório vivo, como também é chamado, será um potencializador de oportunidades para alavancar a pauta de saúde digital no País, e, com isso, promover uma expansão do acesso aos cuidados de saúde por meio da disseminação de tecnologias e modelos assistenciais validados no espaço.
A co-fundadora da startup social, Adriana Mallet, também ressalta que o impacto proposto pelo Living Lab é resultado da união de quem quer ver a transformação se tornar realidade. “Para fazer acontecer, unimos o know-how de mais de uma década de atuação da SAS Brasil, com tecnologia de ponta e parceiros que acreditam no desenvolvimento de soluções para o desafio do acesso à saúde”, complementou a diretora médica da SAS Brasil que é egressa da Unicamp. Além da FCM, Unicamp e IOU, o Living Lab conta com a participação da Philips Foundation como patrocinadora e a Roche Farmacêutica como parceira.
“Focados em encontrar as melhores oportunidades para ampliar o cuidado ao paciente, entendemos que este espaço será fundamental no desenvolvimento de tecnologias que busquem atingir todas as pessoas, independentemente de onde elas se encontrem, fomentando a saúde digital no Brasil, oferecendo mais um ambiente de formação e desenvolvimento aos profissionais e, por consequência, mais acesso à saúde de qualidade a todos”, afirma Lorice Scalise, presidente da Roche Farma Brasil.
Durante a inauguração, os participantes poderão acompanhar mesas de discussão sobre as estratégias de Saúde Digital no Brasil, apresentações de modelos de atuação inovadores e a realização de uma teleultrassonografia ao vivo. O momento também será marcado pela assinatura da carta-acordo entre a SAS Brasil, Unicamp e a Organização Pan-Americana de Saúde para a realização do primeiro núcleo de telessaúde focado na saúde da mulher e no cuidado materno-infantil.
Conhecendo o Living Lab
Localizado no IOU, o Living Lab é aberto para alunos, profissionais e startups que atuam na área para ampliarem seus conhecimentos, criarem soluções e validarem seus produtos. Da tradução literal, laboratório vivo, o Living Lab apresentará plataformas de telemedicina, equipamentos de telepropedêutica, soluções em saúde móvel e digital que tornam possível realizar consultas remotas, compartilhar informações, realizar exames e promover a colaboração entre os profissionais de saúde e pacientes, independentemente da localização física.
Além de sua contribuição para a assistência, o Living Lab será um espaço para o desenvolvimento de empreendedorismo de impacto na saúde, atraindo interessados na área para apresentarem seus produtos e soluções, e apoiando o desenvolvimento desses negócios. Como espaço de treinamento, desenvolvimento de soluções e realização de teleatendimentos, o laboratório abre as portas para testar e validar protocolos e modelos de assistência capazes de transformar o acesso e o financiamento da saúde no Brasil e no mundo.
Ao longo dos próximos dois anos serão realizados cursos livres, treinamentos, projetos de extensão e atendimentos todos focados no desenvolvimento da Saúde Digital no Brasil. Para isso, a estrutura terá como apoio uma Unidade Móvel de Saúde, carreta adaptada com consultórios médicos e equipamentos de ponta, além de uma sala de apoio. O Living Lab também contará com uma Sala Philips Foundation, em homenagem à organização sem fins lucrativos holandesa que patrocina a iniciativa, onde acontecerão atendimentos com foco em saúde da mulher.