O Hospital São Francisco na Providência de Deus, localizado no Rio de Janeiro, está ampliando os atendimentos a pacientes que buscam atendimento fisioterápico na unidade, com a inauguração de um novo ambulatório, mais amplo e confortável. “Nosso objetivo é oferecer serviço de excelência na área de fisioterapia, com a possibilidade de atendimentos de segunda a sábado. Este serviço vai atender também aos pacientes do Serviço Único de Saúde (SUS) que fazem artroplastias de joelho e de quadril aqui no hospital e necessitam de sessões de fisioterapia motora para a reabilitação”, adianta o diretor administrativo do hospital, Márcio Nunes.
“Nosso trabalho é voltado para a reabilitação de lesões e acompanhamento pré e pós operatório ortopédico e neurológico, além de reabilitação cardiopulmonar e metabólica e cuidado para pacientes geriátricos”, conta a fisioterapeuta Ludmila Lowjagin.
O Ambulatório de Fisioterapia do HSF conta com recursos de eletroterapia como ultrassom, TENS, eletroestimulação e crioterapia. “Dispomos de toda a tecnologia para melhorar a qualidade de vida e aumentar o bem-estar dos pacientes”, diz a fisioterapeuta responsável pelo espaço. Entre os benefícios da fisioterapia ambulatorial, eu destaco melhora postural, alívio das dores, reabilitação e prevenção de lesões, fortalecimento muscular e ganho e manutenção de funcionalidade, restaurando a independência nas atividades de vida diária. Ludmila salienta que a fisioterapia pré-operatória é uma das especialidades do ambulatório. “A terapia permite que os pacientes se reabilitem de forma mais rápida e satisfatória, reduzindo o tempo de recuperação e de internação, o que é ótimo para prevenir o risco de alguma infecção oportunista”, completa.
Atendimento a pacientes SUS
Além de pacientes particulares e usuários de operadoras de saúde, o HSF vem realizando atendimentos a pacientes que necessitem de cirurgias de quadril e de joelho, encaminhados pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ). O Programa de artroplastia de quadril e joelho conta com atendimento pré-cirúrgico e acompanhamento pós-cirúrgico, no qual estão incluídas sessões de fisioterapia. “A partir de agora, esses pacientes vão contar também como o novo ambulatório de fisioterapia, com mais e melhor infraestrutura de atendimento”, reforça Márcio Nunes.