“Consolidar-se como uma referência em ESG no mercado brasileiro, por meio da ampliação do impacto social, inspirando práticas sustentáveis em outras empresas”. Essa é uma das ambições do Grupo Fleury, que foi desmembrada nas seguintes metas para cada pilar:
Para honra com seus compromissos, o Grupo Fleury criou o programa Impacta, em parceria com a The Bakery, que busca soluções para os principais desafios ESG da empresa por meio de inovação aberta com startups e empreendedores.
O objetivo da iniciativa é acelerar startups, em momento de validação do modelo de negócio, que tenham soluções inovadoras para superar dois principais desafios: levar saúde às classes C, D, E e mitigar o impacto do setor da saúde nas mudanças climáticas do planeta.
Na segunda edição, o Impacta avaliou cerca de 304 startups, de acordo com proposta de valor; sustentabilidade e impacto; diversidade e competência da equipe fundadora; estágio de crescimento e modelo de negócio. Foram 20 horas de capitação em workshops, 58 horas de mentoria com profissionais do Grupo. Em 2023, o Programa possibilitou a parceria com as startups Vertown e a Carbon Free Brasil, que já assinaram contrato e estão operando junto ao Grupo.
Na última quinta, dia 25 de abril, as startups participantes os resultados preliminares do processo de seleção para o projeto piloto foram apresentados no Demoday, que ocorreu no Inovabra. Uma tarde de muitas discussões sobre a necessidade do ESG estar atrelado à estratégia de negócio e de como as soluções apresentadas pretendem gerar impacto na saúde.
A startup Visão do Bem ganhou o prêmio de melhor pitch. Conheça a proposta da vencedora e das demais startups slecionadas para o projeto piloto:
Cristiane Correa, jornalista e palestrante especializada nas áreas de Negócios e Gestão, e integrante do Comitê ESG do Grupo Fleury, conduziu o painel sobre como ESG e inovação impactam o sucesso dos negócios.
Andrea Bocabello, diretora executiva de Estratégia, Novos Negócios, Inovação e ESG do Grupo, Guilherme Rinco, coordenador de Negócios Sustentáveis na Bradesco, e Bárbara Martins, fundadora da Insight Sustentável, compartilharam que enxergar o tripé, além de uma demanda regulatória, é vital para qualquer companhia. Trata-se de um habilitador para solucionar problemas compelxos, inclusive sob a ótica de investimento.