Com um dos parques robóticos mais diversificados da América Latina, o Hospital Moinhos de Vento tornou-se pioneiro no Brasil ao realizar cirurgias de prótese de quadril com o auxílio do robô ROSA® Hip. O equipamento traz uma contribuição significativa em termos de precisão e personalização aos procedimentos que substituem a articulação natural por próteses ortopédicas.
O médico traumatologista Mauro Meyer, cirurgião especializado em quadril e joelho no corpo clínico do Hospital, destaca que a mesma tecnologia aplicada às cirurgias de joelho, por meio do robô ROSA® Knee System, agora está sendo empregada com sucesso nas cirurgias de quadril.
A principal vantagem do uso do robô está na precisão do posicionamento de cada componente da prótese. Enquanto no método tradicional essa colocação depende da experiência do cirurgião, o robô assegura a angulação perfeita, segundo Meyer.
Além disso, o médico enfatiza que a utilização de robôs nessas intervenções cirúrgicas reduz o risco de deslocamento da prótese, garantindo uma colocação mais próxima à anatomia original do quadril do paciente. No entanto, é importante ressaltar que a recuperação pós-cirúrgica varia conforme as características individuais de cada paciente e seu organismo.
Centrado no cirurgião, o ROSA® Hip é composto por uma tecnologia que integra um braço robótico a softwares avançados, baseados em dados, que realizam o planejamento pré-operatório em 3D e fornecem informações intraoperatórias sobre a estrutura dos tecidos moles e da anatomia óssea do paciente. Tais funcionalidades facilitam a exatidão do corte ósseo, a análise de amplitude de movimento no ato cirúrgico e a melhor combinação de implantes para cada paciente.
O Hospital Moinhos de Vento também realiza cirurgias robóticas nas plataformas Da Vinci e Versius nas especialidades de Cirurgia Geral e Digestiva, Urologia, Ginecologia, Coloproctologia, Torácica e Cabeça e Pescoço. Em breve, a instituição também disponibilizará neurocirurgia robótica, com a plataforma Cirq para crânio e coluna.