Tornar os serviços de saúde mais acessíveis para quem não tem plano de saúde e não quer depender do sistema público. Este é o propósito da Clínica da Cidade, primeira franquia brasileira de medicina a aderir ao Pacto Global, rede global promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) que visa a sustentabilidade corporativa.
Com presença em 162 países, essa iniciativa reúne empresas e organizações comprometidas com a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Essas metas que ajudam a impulsionar os negócios de maneira sustentável, segundo o executivo, foram estabelecidas na Agenda 2030, apresentada pela ONU em 2015.
Relacionado: Opy Health é integrante da Rede Brasil do Pacto Global
"Este compromisso público junto à ONU fortalece uma cultura que já temos trabalhado dentro da franquia desde que decidimos expandir os negócios por meio do franchising, atraindo investidores engajados com a causa que nos move - levar medicina acessível cada vez mais longe", ressalta Rafael Teixeira, CEO da franquia.
O mercado de franquias no Brasil movimentou R$ 240,6 bilhões no ano passado, conforme dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Este primeiro movimento pode estimular a adesão de outras partes.
“Estamos vivendo em uma época que exige compromissos transparentes, de modo que, em cada unidade da nossa rede e em todos os investimentos realizados pela franquia, possamos contribuir para um mundo melhor", explica Teixeira.
A partir de agora, a franquia assume um compromisso formal de seguir os dez princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Teixeira adianta que o foco será na melhoria de processos para uma expansão sustentável.
“Este é um passo importante para orientar nossas ações a partir dos princípios universais, aprimorando processos e implementando medidas eficazes que nos levem a um crescimento com responsabilidade”, pontua.
O Pacto Global conta com mais de 21 mil participantes em todo o mundo, incluindo empresas e organizações, distribuídos em 65 redes locais. No Brasil, quase duas mil corporações fazem parte dessa rede.