A nova gestão do BioHub, localizado no Tecnopuc, em Porto Alegre (RS), passa a contar com o Hospital Ernesto Dornelles como mantenedor. Trata-se de um espaço que tem como missão fomentar a inovação em ciências da saúde e da vida, por meio da integração entre academia, setor de saúde e indústria, proporcionando um ambiente colaborativo para pesquisa, desenvolvimento e empreendedorismo.
Inaugurado em 2019, o espaço, que antes era administrado com o apoio da Grow+, passou a ter gestão integral do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), com participação de representantes do Hospital Ernesto Dornelles (por meio do seu Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde – Cits), Escola de Medicina da PUCRS, Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e Hospital São Lucas da PUCRS no comitê que contribui com a gestão. Conduzido pelo coordenador do BioHub, Rafael Baptista, o encontro teve como objetivo apresentar as novidades do Hub e as expectativas da área da saúde para 2024.
O HED faz parte do BioHub, desde seu início, contribuindo no desenvolvimento de startups que submetem seus produtos para terem mais validação no mercado. “O Hospital Ernesto Dornelles vem trabalhando ombro a ombro com o Hospital São Lucas da PUCRS. Toda a startup que chega, ela chega para dois hospitais. Essa é uma demonstração na saúde que é possível dois hospitais trabalharem juntos pelo mesmo propósito: melhorar a saúde do paciente.”, explica Geraldo Aguiar, gestor de projetos e inovação do HED, que coordena o Cits junto com o gerente de Tecnologia da Informação do HED, Luis Goulart.