O crescimento da convergência do digital com o físico na área de saúde tem melhorado a experiência do beneficiário e ajudado as operadoras de saúde. A mobilidade é como um salto de comodidade e agilidade no relacionamento dos beneficiários com a operadora. Isso porque ela aumenta a colaboração e o compartilhamento das informações. O resultado é uma melhor experiência de atendimento e, consequentemente, de satisfação.
Um relatório global da Cisco sobre a experiência de clientes da área de saúde analisou a opinião dos consumidores e de tomadores de decisão de 10 países, entre eles, o Brasil. Os resultados mostraram que com a largura de banda e a integração em rede as pessoas tem se sentido mais confortável com a presença da tecnologia em ações rotineiras. Os dados revelaram por exemplo que 74% dos consumidores dizem estar abertos ao atendimento médico virtual. No Brasil, o percentual é de 76%.
Para as operadoras, a experiência digital tem mais a oferecer que satisfação e eficiência no atendimento ao beneficiário. Seu uso correto pode promover uma significativa redução de custos, principalmente por impactar em uma diminuição do número de chamadas para as centrais de atendimento. Operadoras pode se beneficiar de plataformas multicanais e passar a oferecer atendimento por meio de aplicativos de celular, internet, SMS, portal Web ou videoconferência.
Atendimento monitorado também promove redução de custos para operadoras. Segundo dados da Agência Nacional de Saúde, 48 milhões de pessoas no Brasil possuem cobertura de um plano de saúde suplementar privado. Deste total, 30%, ou 14,4 milhões são doentes crônicos, que potencialmente poderiam ser usuários de um serviço de monitoramento. Já existem serviços de atendimento com aparelhos conectados na casa do paciente para monitoram o nível de glicose, pressão arterial e outros indicadores fisiológicos. A mobilidade aumenta a passos largos e com a disponibilização de dados via Web e a integração das várias cadeias do sistema de saúde, as operadoras de saúde podem tirar vantagens e contribuir para a melhoria da qualidade da assistência médica.