O Hospital Padre Máximo (HPM) conquistou a acreditação ONA nível 1, que reconhece a instituição de saúde por cumprir os padrões de qualidade e segurança definidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A instituição acreditadora que conduziu o processo de avaliação foi o Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES). O resultado da avaliação foi homologado pela ONA.
“O hospital Padre Máximo agora pertence a um grupo restrito em que estão menos de 9% dos hospitais brasileiros acreditados. É o quinto hospital filantrópico a ser Acreditado no Estado e, com muito orgulho o Grupo IBES reconhece o esforço da direção e o desempenho de sua equipe, bem como da contribuição de toda sociedade, a qual não mede esforços em participar para que o Hospital Padre Máximo se tornasse referência em qualidade no Espírito Santo”, explicou Vivian Giudice, diretora Executiva do Grupo IBES.
Vivian Giudice detalhou que “no Brasil, das mais de 380.000 organizações elegíveis à Acreditação, menos de 2.000 são acreditadas, ou seja, que foram submetidas a uma avaliação externa por um organismo certificador isento, como é o caso do Grupo IBES, reconhecido nacionalmente pela ANS e, internacionalmente pela ISQua, que atesta a segurança assistencial e a eficiência da gestão de uma organização de saúde”.
Saúde com qualidade e segurança em Venda Nova do Imigrante
Criado há 65 anos pela própria comunidade de Venda Nova do Imigrante (ES), que se uniu para construir um hospital que pudesse cuidar das pessoas, o Hospital Padre Máximo é um exemplo de solidariedade e voluntariado. “Aqui, nós nos unimos enquanto pessoas para cuidar de outras pessoas. É com o apoio da comunidade, que estamos evoluindo e melhorando o serviço que prestamos e isso está refletido na prestação de serviços que oferecemos. No HPM, nós temos saúde com qualidade, segurança e atendimento humanizado”, revelou Cleto Venturim, presidente do Conselho de Administração do Hospital Padre Máximo.
O cuidado humanizado, inclusive, foi um dos destaques apontado durante o processo de avaliação do HPM. Na ocasião, eles elogiaram a iniciativa Prontuário Afetivo, que oferece informações a serem utilizadas na humanização do cuidado. Neste programa, o Hospital identifica como o paciente gosta de ser chamado, sua comida preferida, o significado do seu nome, dentre outros itens que permitem a melhor relação entre a equipe que está prestando a assistência e a pessoa que está sendo cuidada. “Quando uma pessoa busca o nosso Hospital é porque ela precisa de atenção, de ser cuidada, e para isso, precisamos conhecê-la, entender quem ela é e suas preferências. Assim, poderemos fazer um trabalho mais assertivo e com a participação efetiva de quem está sendo cuidado e sua família”, comentou a diretora-geral do HPM, Esla Lessa.
Melhorias e certificação
O processo de melhoria no Hospital Padre Máximo começou em 2018, quando foi implantada a gestão de mudanças. Desde então, passou-se a capacitar os profissionais de forma contínua. Além disso, houve a implantação de protocolos, mudanças de rotinas e processos, que fizeram parte da cultura de segurança que ficou mais próxima da realidade da equipe.
De acordo Esla Lessa, o HPM não tinha recursos para a contração de uma consultoria especializada. Por isso, foi realizado um projeto interno que começou a ser implementado com a identificação e formação de novos líderes, o que permitiu implantar e disseminar em todos os níveis da organização a nova cultura adotada pelo Hospital. “De 2018 até a avaliação em novembro de 2023, foram incontáveis as horas de treinamentos realizadas, as reuniões de alinhamento com as equipes e as auditorias internas. Foi um processo árduo, exaustivo, intenso, mas certamente a equipe saiu dessa avaliação mais confiante do que nunca, em sua capacidade de superação e em sua determinação”, garantiu a diretora.
Hoje, conforme ressaltou a diretora-geral, Esla Lessa, o sentimento é de dever cumprido e gratidão a toda a equipe. “Desde o início eu tinha certeza de que esse resultado não seria fácil, mas seria totalmente possível de ser alcançado com a equipe que caminha unida, com o mesmo propósito. Juntos, conquistamos a certificação e estou muito feliz, realizada com a conquista dessa equipe que lutou muito, junto comigo, para que chegássemos a essa vitória. Agora, permanece em nós um sentimento de união, de força, de resiliência, de pertencimento a essa instituição que seguiremos, trabalhando para melhorar cada vez mais.”, afirmou.
De acordo com a diretora-geral, a conquista do Hospital Padre Máximo vai além dos muros do Hospital e da satisfação pessoal de cada membro da equipe. Ela é de todos os voluntários, parceiros, da região que o Hospital está localizado “Ao longo dos anos, o Hospital vem se tornando referência na região Sul Serrana do Estado, alcançando o espaço de uma instituição séria, que presta assistência à população referenciada ou por demanda espontânea, com qualidade. A sua responsabilidade em oferecer uma prestação de serviços cada vez melhor e mais segura, integrando serviços em um mesmo local, qualificando a assistência à saúde e aumentando a eficiência na aplicação dos recursos públicos, vem crescendo cada vez mais. E, como funcionamos, com a ajuda, o apoio da sociedade, essa é uma conquista de todos, da cidade de Venda Nova do Imigrante e da região que vivemos”, conclui.