A Gilead Sciences concedeu US$ 4 milhões em subsídios a 35 organizações comunitárias que combatem o HIV em toda a América Latina e no Caribe. O programa Zeroing In: Ending the HIV Epidemic in Latin America and the Caribbean da Gilead irá acelerar a resposta ao HIV por meio do financiamento de programas inovadores e de base comunitária que proporcionam prevenção e cuidados com o HIV em 21 países em toda a região.
“As necessidades de prevenção e cuidados das pessoas com o HIV em toda a América Latina e no Caribe são incrivelmente diversas e cada um destes programas aborda um desafio comunitário único”, disse Carmen Villar, Vice-Presidente de Doações Corporativas da Gilead Sciences. “Os nossos beneficiários estão profundamente enraizados em suas comunidades e mais bem posicionados para fornecer os cuidados necessários e os serviços de apoio ao HIV. A sua experiência será essencial para alcançar os objetivos do programa Zeroing In de melhorar o acesso a cuidados abrangentes entre as populações prioritárias, diminuindo o estigma relacionado ao HIV e reduzindo as desigualdades mais amplas na saúde.”
“Nós, do Fundo Positivo ficamos extremamente felizes com a aprovação do nosso projeto, na medida em que, neste ano de 2024, o Fundo Positivo completa 10 anos de existência e elegemos como tema central e estratégico a Longevidade de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS e Envelhecimento com Qualidade de Vida”, conectando-se diretamente com o tema do projeto selecionado pela GILEAD: enfrentamento ao estigma”, celebra Harley Henriques, Fundador e Coordenador Geral do Fundo Positivo. “Não podemos pensar em qualidade de vida e longevidade com estigma. Assim, faz-se necessário construir uma política nacional de enfrentamento ao estigma e discriminação por meio, sobretudo, da participação das comunidades de base, para que possamos enfrentar todos os atos de discriminação, estigma e violação de direitos, no que diz respeito às pessoas vivendo com HIV/AIDS, para que possam viver com qualidade de vida e exercer sua cidadania plena. Para tanto, trabalharemos com a rede Nacional LGBTQIA+ e a Rede Nacional de Mulheres Vivendo com HIV/AIDS, além das comunidades de base em todo território nacional.”
A Gilead conduziu um rigoroso processo de avaliação das candidaturas, tendo em conta vários critérios na seleção dos projetos, incluindo o impacto previsto do programa; populações-chave atendidas; até que ponto os projetos abordaram os desafios locais do HIV; diversidade geral e representação geográfica. Os destaques dos programas beneficiários de subsídios incluem:
Este novo financiamento para a América Latina e o Caribe baseia-se em US? 24 milhões concedidos anteriormente pela Gilead por meio de seu principal programa Zeroing In™, que apoia organizações em todo o mundo para reduzir disparidades de saúde, melhorar o acesso a cuidados de saúde de qualidade, promover a educação médica e apoiar comunidades locais.