O paciente de doença psoriásica, como a psoríase e a artrite psoriásica, tem uma jornada desafiadora até conseguir reconquistar sua qualidade de vida, a começar pela identificação dos sinais das doenças e a busca pelo especialista para ter o diagnóstico correto e rápido. Estudos apontam que até 50% dos pacientes com artrite psoriásica, por exemplo, permanecem sem diagnóstico e o atraso pode ser de até cinco anos desde o início dos sintomas.
Uma iniciativa da associação de pacientes Psoríase Brasil, com o apoio da Janssen Brasil, pretende encurtar a jornada do paciente até o diagnóstico correto, agilizando o início do tratamento. O Localizador Médico, uma ferramenta dedicada a apoiar pessoas que convivem com a doença psoriásica em todo o país. A ideia é ajudar pessoas que apresentam os sinais das doenças a encontrar um especialista em psoríase e artrite psoriásica com mais agilidade.
Os médicos que se cadastrarem na plataforma passarão por uma análise da ONG em relação ao conhecimento e manejo das doenças. Assim, é possível garantir o acesso ao profissional especializado. Qualquer paciente ou possível paciente que precisar de um dermatologista vai poder acessar o Localizador, selecionar Estado e cidade e rapidamente verá uma listagem de especialistas que atendem em sua região. Também será possível encontrar reumatologistas que possam apoiar o diagnóstico e o tratamento da artrite psoriásica, assim como de outras doenças de pele crônicas e autoimunes.
A ferramenta foi idealizada pela Psoríase Brasil para resolver um dos problemas apontados no Relatório Global de Psoríase, publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2016 — que é a dificuldade do diagnóstico precoce e correto. “O que pode contribuir para a demora no diagnóstico e consequentemente para o início do tratamento adequado, é a falta de referenciamento do especialista correto. Por isso pensamos nessa iniciativa tão relevante para os milhares de pacientes de psoríase e artrite psoriásica. Isso pode revolucionar a jornada de cada um deles, e é para isso que estamos aqui”, afirma Gladis Lima, presidente da Psoríase Brasil. A associação de pacientes coloca os dados de médicos especialistas à disposição da população de forma voluntária, sem qualquer remuneração ou responsabilidade sobre o atendimento médico.