O Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, manteve a certificação de Acreditado com Excelência – nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA), o terceiro e mais alto patamar de qualidade e segurança em saúde. A visita de avaliação foi realizada por especialistas no período de 5 a 7 de dezembro de 2023.
Os avaliadores analisaram documentos, visitaram os setores e ouviram os responsáveis pelos serviços. Para assegurar a manutenção do nível 3, eles observaram 24 processos hospitalares, chamados de subseções pelo Manual para Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde da ONA, em um total de 941 requisitos.
Na visita ficou comprovado que o HSVP possui as melhores práticas em gestão organizacional, qualidade e segurança na assistência prestada. “Os especialistas analisaram de perto os processos operacionais e os ciclos de melhoria desenvolvidos, ao longo do último ano, pelo Hospital São Vicente de Paulo, assegurando que continuamos a cumprir com o nosso compromisso de atender aos mais altos padrões de qualidade”, explica o superintendente executivo, Ilário De David.
A ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil. Suas avaliações não têm caráter fiscalizatório, mas incentivam a melhoria contínua das organizações prestadoras de serviços de saúde. O certificado de Acreditado com Excelência – nível 3 da organização tem validade de três anos com avaliações de manutenção anuais.
O presidente José Miguel Rodrigues da Silva, aproveita para agradecer às equipes do hospital que são as grandes responsáveis pela conquista. “Expressamos nossa sincera gratidão pela participação ativa e colaboração de todos. O engajamento e a entrega de cada um fizeram toda a diferença ao longo deste ciclo. Aproveitamos a oportunidade para desejar a todos um excelente início de ano, reiterando sempre nosso compromisso com o cuidado da população”.
Atualmente, o Hospital São Vicente de Paulo é o maior hospital macrorregional do interior do Rio Grande do Sul, sendo referência para o atendimento de alta e média complexidade para mais de 2 milhões de habitantes. São 650 leitos de internação, 26 salas de cirurgia e 64 consultórios. Além disso, o HSVP conta com um corpo clínico com mais de 900 médicos e 3.816 colaboradores.