O Hospital Santa Cruz (HSC) foi certificado com o Nível 2 do principal selo de qualidade nacional concedido às instituições de saúde: a Acreditação Hospitalar. A visita dos avaliadores externos do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES) ocorreu de 21 a 23 de novembro e o resultado foi homologado no dia 22 de dezembro pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).
A ONA é uma entidade não-governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. Com a Acreditação, a instituição de saúde atinge o mais alto patamar de credibilidade para um hospital, garantindo uma gestão eficiente de recursos e harmonia na integração entre todos os setores e profissionais por meio da adoção de protocolos reconhecidos, processos bem definidos e funções específicas, gerando um quadro de padronização que advém à referida qualidade assistencial.
Para ser acreditada, a instituição deve atender a um rigoroso conjunto de normas e legislações do setor de saúde que, no final, pode atingir três níveis possíveis de acreditação, que dependem do grau de maturidade da cultura de segurança do paciente em que se encontram. Com a conquista do Nível 2, o Hospital Santa Cruz passa a ser Acreditado Pleno. Isso significa que, além dos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, atestados com a Acreditação Nível 1, a Instituição apresenta gestão integrada, com processos de melhoria contínua ocorrendo de maneira fluida e com plena comunicação entre as atividades.
O anúncio oficial da certificação Nível 2 da Acreditação foi feito primeiramente aos funcionários do Hospital, em cerimônia realizada no auditório da Unidade Ambulatorial Acadêmica da Instituição. Na oportunidade, o diretor-geral Vilmar Thomé agradeceu a todos os funcionários, corpo clínico e demais parceiros de serviços pelo comprometimento e pela dedicação.
“Essa conquista diz muito sobre o Hospital Santa Cruz para toda a comunidade, de que aqui se aplica assistência em saúde com excelência”, destacou Thomé. “É um processo de melhoria contínua que já está enraizada na Instituição. Com esta avaliação, sabemos também dos aspectos que precisamos melhorar ou aperfeiçoar ainda mais para o próximo ciclo”.
Para a enfermeira Gilciane Bolzan Wansing, que coordenou o processo de Acreditação Hospitalar no HSC, “os dias de visitas dos avaliadores foram de muito aprendizado e muita evolução para a Instituição”. O próximo passo, segundo ela, será a busca do nível 3 (Acreditado com Excelência), que é a excelência em gestão. Nesse caso, além de atender aos níveis 1 e 2, o estabelecimento de saúde precisa demonstrar cultura organizacional de melhoria contínua e efetividade dos resultados institucionais, com maturidade em gestão nos processos assistenciais, de apoio e administrativos, focando em qualidade, segurança do paciente, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.
De acordo com o superintendente técnico da ONA, Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde por meio da Acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige. “A acreditação do Hospital Santa Cruz é válida por dois anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção”, explicou. “O processo é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização. No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos verificados antes da homologação da acreditação”, acrescentou Cruz.