O Hospital São Lucas da PUCRS recebeu a placa oficial da certificação Qmentum Diamond como o primeiro hospital da América Latina a ter um centro de cardiologia acreditado e certificado pela metodologia internacional. A acreditação, que chancelou critérios como qualidade, segurança do paciente e gestão corporativa sustentável na linha + Cardio, é concedida pela QGA – Quality Global Alliance, cocriadora da maior e mais inovadora Aliança Global para o desenvolvimento e a implementação de padrões mundiais de excelência em saúde com foco na pessoa.
A cerimônia de entrega da certificação contou com a presença do sócio fundador e CEO do QGA, Rubens Covello, do diretor-geral do HSL, Saulo Mengarda, da diretora assistencial Simone Ventura, do diretor técnico, Fabiano Ramos, do diretor administrativo-financeiro Rogério Pontes Andrade e demais lideranças e colaboradores da instituição. Também estarão presentes a médica cardiologista Maria Cláudia Guterres, representando o corpo clínico do + Cardio; e o coordenador do Núcleo de Qualidade, Segurança e Experiência do Paciente da instituição, Maurício Borges.
Mengarda afirma que a certificação chancela a qualidade dos processos realizados no HSL e valida toda linha de atendimento do paciente do pré ao pós-alta. “A acreditação garante, por meio da auditoria, que estamos seguindo os princípios de qualidade na assistência, garantindo a segurança do paciente e as melhores práticas de cuidado. Além disso, a certificação é muito significativa, pois ela valida uma área tão importante como a cardiologia, em que a necessidade de atendimento rápido e seguro é fundamental para sucesso na assistência do paciente”, destaca.
Para Caramori, que também é conselheiro administrativo da região Sul da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e coordenador do Comitê de Relações Internacionais da SBC, a cerificação é focada nos padrões de qualidade assistencial e na entrega que é feita ao paciente. “O + Cardio foi desenvolvido visando utilizar toda informação científica, tecnologia e corpo assistencial do Serviço de Cardiologia em benefício do paciente, buscando o melhor resultado para os problemas enfrentados e para o tratamento de doenças. Quando optamos por ser avaliados por um programa de qualidade tão exigente quanto à Qmentum, a sensação era de consequência natural, pois seria a realização de uma análise técnica avaliando nossa linha de cuidado única que entrega para o paciente o melhor dentro de padrões de qualidade internacional”, enfatiza.
Já para Maurício Borges, diante do cenário epidemiológico onde as doenças cardiovasculares assumem um papel preocupante, sendo a principal causa de mortalidade no Brasil e no mundo, essa conquista é um marco significativo. “Ter um hospital certificado em sua linha cardiológica não é apenas um selo de qualidade, mas a garantia de um atendimento de excelência para cada paciente em todas as etapas de cuidado”, pontua.
Critérios de qualidade na acreditação
Rubens Covello, sócio fundador e CEO do QGA, afirma que a acreditação Qmentum tem, hoje, mais de 16 mil serviços acreditados do mundo e 25 comitês técnicos que já produziram mais de 120 padrões de qualidade e segurança. “Por isso, falar da Qmentum é falar de governança clínica, gestão por times de trabalho, de evidência científica, de linhas de cuidado, processos prioritários e de indicadores de segurança do paciente. Dentro desses 120 padrões propostos da certificação, temos um específico para a cardiologia e tivemos a sorte de ter identificado uma linha estruturada no cuidado cardiológico que é o + Cardio do Hospital São Lucas da PUCRS, onde implementamos um projeto piloto do programa Qmentum Diamond em uma área específica e foi um sucesso absoluto, o qual você pode visualizar todo cuidado e gestão de liderança que existe no serviço”, complementa.
Para que ocorra o processo de acreditação de uma linha específica como a cardiológica, é preciso que um processo da certificação seja desenhado em parceria com outros órgãos. No caso da certificação conquistada pelo HSL, a Qmentum contou com a integração e consultoria técnica da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), que, com toda sua experiência e expertise, constituiu o comitê técnico de avaliação do serviço. “Nós da QGA realizamos uma parceria com a SBC e projetamos o processo de acreditação do + Cardio em cima do conhecimento técnico e entendimento de como o trabalho da área da Cardiologia é feito e implantado no Brasil. A parceria com a Sociedade foi fantástica para que o processo fosse concluído e o serviço fosse acreditado com qualidade e segurança com foco no paciente”, conclui Covello.