O Grupo Fleury acaba de lançar o Amplia, nova plataforma de inovação aberta que já nasce com um histórico robusto de iniciativas da companhia. A plataforma tem como objetivo conectar talentos e propostas inovadoras para tornar a saúde cada vez mais integrada, sustentável e acessível para as pessoas. Com a nova ferramenta serão ampliadas as formas de colaborar com a cultura de inovação, integrando também o Prêmio de Inovação Fleury (PIF) e o AmpliaMente – programa de inovação interna, que funcionará para capturar oportunidades de inovação dos colaboradores.
De acordo com Andrea Marçon Bocabello, diretora executiva de Estratégia, Inovação e ESG do Grupo Fleury, será uma forma de alavancar o posicionamento de liderança inovadora do Grupo Fleury junto ao ecossistema de saúde. “O Amplia trará uma gama de oportunidades de conexões para amplificar a qualidade da saúde, as possibilidades de inovação, bem como os resultados da companhia. Entendemos que como um dos maiores grupos de saúde do País, possuímos o ambiente certo para a escala de soluções a nível nacional, capilarizada e abrangente em diferentes contextos de aplicações”, completa.
A plataforma será a porta de entrada para os inovadores se conectarem e colaborarem por uma saúde mais acessível, inteligente e empática. Para a executiva, será uma ótima oportunidade de prospectar soluções a partir de desafios do Grupo Fleury. “Temos uma atuação importante em diferentes camadas sociais, estabelecendo oportunidades para conectar soluções que atendam diversas realidades. Com o Amplia queremos focar nestas soluções que facilitam o acesso das pessoas à saúde de qualidade, e desta forma, democratizar a inovação para a saúde”, afirma Andrea.
A inovação faz parte da história do Grupo Fleury e está em seu DNA. Em cinco anos, foram mais de 800 startups avaliadas, 57 tiveram soluções implementadas em 27 áreas diferentes da companhia envolvidas em projetos de inovação. “Com isso, entregamos soluções que contribuem com a redução de custos, aumento de receita, melhoria de produtividade e qualidade”, enfatiza a executiva.
O PIF reconhece as iniciativas de inovação e, ao longo de suas oito edições anteriores, a premiação permitiu conhecer melhor as novidades do setor de saúde e prospectar soluções para o Grupo Fleury. Com o passar das edições e por meio do desenvolvimento dos times internos, a companhia desenvolveu outras abordagens que permitiu trabalhar os objetivos da premiação dentro da rotina da empresa de forma contínua e, com isto, o prêmio foi atualizado e nesta nona edição irá premiar quatro startups, sendo que estas já têm parceria com a companhia. “Mais que um reconhecimento, as iniciativas agraciadas hoje recebem uma chancela do Grupo Fleury. Ajudamos a validar produtos e serviços gerando insights para a evolução dos projetos, identificamos e colocamos em rotina soluções tecnológicas que gerem valor ao Grupo Fleury e conectamos as startups com a Kortex Ventures, fundo de investimento da companhia”, explica Andrea.
Vale ressaltar que há uma jornada conjunta completa com as startups que têm acesso aos pesquisadores, parque de equipamentos e infraestrutura do Grupo Fleury, que também contribui com o conhecimento de suas equipes junto aos parceiros externos com o objetivo de levar soluções inovadoras ao mercado.
“Os princípios da agenda ESG são inegociáveis para as ações e objetivos da área de inovação aberta. Visualizamos e entendemos as tendências, as novas tecnologias e os novos processos. Estamos sempre calibrando nosso olhar para não apenas identificá-las, mas efetivamente desenvolvê-las e implementá-las, tornando-os agentes estratégicos para o futuro do Grupo Fleury”, finaliza a executiva.
STARTUPS (com parceria firmada)