Sucesso a longo prazo requer estratégias visionárias e com propósito. Pensando nisso, desde a criação de um negócio, os líderes devem estar preocupados com que empresa querem ter daqui a dezenas de anos e buscar sempre a perpetuidade e, de preferência, em posição de liderança.
Com a busca pelo crescimento, diversas mudanças acontecem interna e externamente e a organização precisa estar preparada para tomar rumos inicialmente não imaginados e, ao mesmo tempo, manter os princípios e valores básicos. Toda a organização, em seus diferentes níveis, precisa ter um propósito comum e lideranças competentes para a realização da estratégia a médio e longo prazo.
No caso da Amil, a recente compra pela americana UnitedHealth foi uma grande mudança organizacional e as condutas da empresa foram determinantes para a continuidade do sucesso e do trabalho dos colaboradores. Segundo Charles Souleyman, Diretor de Unidades Próprias, a decisão de vender a empresa afetou tanto a Amil, quanto a United Health. “A United está aprendendo bastante com a compra da Amil, já que agora podem entender um sistema tão complexo e multicultural quanto o brasileiro, levando estudos e estratégias já aplicados nos Estados Unidos para outros sistemas.”
Para ele, uma empresa feita para durar é necessariamente uma empresa feita para mudar. A instituição deve estar atenta às mudanças sócio-econômicas e às necessidades organizacionais, balanceando os princípios básicos e o objetivo estratégico.
Para a sustentabilidade organizacional, alguns pontos são fundamentais: uma liderança presente e muito consciente dos valores da empresa e uma ação coerente e voltada para a sustentabilidade, com participação de todos os funcionários.
Para Janete Vaz, a mudança também é essencial. Uma empresa focada na realização de processos com qualidade e na busca constante pela inovação está na direção para ser uma empresa durável. “A empresa é aquilo que ela tem de pessoas e acreditamos que pessoas felizes trabalham melhor.”, disse a sócia fundadora. E, para Charles, o mesmo vale para hospitais.”Um hospital sem as pessoas não significa nada. O valor do hospital são as pessoas que estão lá”, disse.
Sandra Costa, também sócia-fundadora do Laboratório Sabin, citou Howard Schultz, fundador da Starbucks, que disse que “as marcas mais poderosas e duradouras são construídas a partir do coração. Elas são reais e sustentáveis. Seus fundamentos são mais fortes porque elas são construídas com a força do espírito humano e não por uma campanha publicitária.”
Para o crescimento das pessoas e, consequentemente das empresas, a valorização profissional e o constante aprimoramento da equipe são imprescindíveis e levam a práticas de sucesso. As instituições de saúde devem ser também instituições educacionais, onde todos continuam aprendendo e se envolvendo com os tópicos pertinentes, sejam eles técnicos, administrativos ou de relacionamento com o cliente.
Quanto ao papel da liderança, é fundamental que os gestores sejam exemplo para o restante da organização. No caso da Amil e no processo de venda, Charles cita a presença de Edson Bueno, sócio-fundador da Amil, e sua importância para o bom aproveitamento da mudança. “O Edson tem sido a grande ponte, o que mais tem se empenhado. Ele é presente e tem trabalhado dia e noite para fazer com que essa transição aconteça bem e encha o time de valor”
Em momentos de venda ou de expansão, é importante mapear os valores centrais da empresa. Tanto expandir as atividades em diferentes filiais quanto passar a fazer parte de uma organização maior requerem uma análise das semelhanças gerais e o trabalho nas diferenças importantes.
Esta tem sido a receita do Sabin: “Durante nossa expansão, sabíamos que teríamos diferentes Laboratórios Sabin, em diferentes lugares do brasil, então primeiro olhamos as similaridades nas empresas adquiridas e construídas e depois moldamos o trabalho nas diferenças”, disse Janete.