A CLOUDSAÚDE, em parceria com a B. Braun, inaugurou a primeira UTI Conectada do Brasil em um escritório comercial para demonstração para os clientes. A solução desenvolvida pela empresa foi instalada na sede paulistana da B. Braun, com o intuito de garantir treinamento e capacitação para profissionais de saúde em Terapia Infusional Segura.
Segundo Arthur Dinóla, diretor comercial da CLOUDSAÚDE, essa é a primeira UTI Conectada de muitas instaladas no país: “A ideia é mostrar para as instituições de saúde que é possível colocar a solução em práticas nas Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do país”, prevendo novas parcerias em breve.
Para o José Branco, diretor médico da CLOUDSAÚDE, 75% dos aparelhos utilizados no sistema de saúde ainda não estão conectados: “Temos tido grandes avanços, mas ainda há muito o que fazer na área de segurança do paciente. Por exemplo, com a bomba de infusão automatizada é possível retirar as interferências humanas, reduzindo a chance de falhas na medicação”.
É um barramento de interoperabilidade que conecta equipamentos de saúde de cada leito da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com dados e curva. A partir da conexão dos aparelhos, é possível analisar todos os parâmetros que o médico precisa observar, centralizado em um mesmo lugar e enviar os parâmetros para os prontuários eletrônicos de cada um dos pacientes monitorados.
Cada leito é equipado com monitor multiparâmetro, bomba infusora, ventilador e camas hospitalares. A plataforma consegue integrar-se com todas as marcas de equipamentos médicos, fornece informações em um único dashboard, independente das marcas dos equipamentos, incluindo até mesmo a integração de câmeras para monitoramento visual dos pacientes nos leitos.
Os médicos podem acessar essas informações pelo dashboard, mesmo remotamente, permitindo a administração simultânea de várias UTIs com facilidade. Ou seja, a UTI Conectada reúne componentes independentes, otimiza os processos e centraliza os dados de cada leito.