A Sandoz, empresa em medicamentos genéricos e biossimilares, inaugurou duas novas fábricas, em linha com seus planos contínuos de fortalecer o desenvolvimento sustentável e o fornecimento de medicamentos críticos na Europa e em todo o mundo. A inauguração de uma nova instalação para a produção de penicilina em Kundl, Áustria, e um novo centro de desenvolvimento de biossimilares em Holzkirchen, Alemanha, reafirmam o duplo compromisso da Sandoz em garantir o acesso sustentável a antibióticos de qualidade e liderar o desenvolvimento de biossimilares.
A empresa possui a única grande rede de produção verticalmente integrada remanescente para penicilinas na Europa. As penicilinas são a principal categoria de antibióticos em todo o mundo. O investimento de 150 milhões de euros em Kundl, que inclui uma contribuição de 50 milhões de euros do governo federal austríaco, representa uma atualização significativa na fabricação de API (ingrediente farmacêutico ativo) de penicilina.
Richard Saynor, CEO da Sandoz, disse: “Esses investimentos fortalecem nossa presença industrial na Europa, reforçam nosso compromisso com a responsabilidade ambiental e reafirmam nossa determinação em ser a empresa de genéricos e biossimilares mais valiosa e líder do mundo. Os antibióticos são a espinha dorsal da medicina moderna e a fábrica de Kundl reflete a resiliência da manufatura europeia. O novo centro de desenvolvimento em Holzkirchen se tornará um centro global de expertise em biossimilares.”
O investimento de 25 milhões de euros em Holzkirchen abrirá o caminho para o site alemão se tornar o principal centro de caracterização analítica da Sandoz para biossimilares.
O governo federal austríaco e estadual da Baviera têm apoiado muito esses projetos, reconhecendo sua importância para garantir a disponibilidade de medicamentos e avançar a pesquisa médica na Europa.