O Hospital Mãe de Deus inaugurou a ampliação da capacidade cirúrgica da Unidade Carlos Gomes do HMD, além da reformulação e da qualificação do fluxo de atendimento. A unidade passa a contar com a Sala MEDGlas, primeira desse tipo na América Latina. A sala, construída com tecnologia alemã, é uma das sete novas construídas no bloco cirúrgico.
MEDGlas é um vidro de segurança endurecido e temperado, com características térmicas e mecânicas mais avançadas. As paredes pré-fabricadas MEDglas não amassam ou mostram sinais de envelhecimento ou amarelamento e são mais resistentes a arranhões do que outros materiais de construção. O sistema de iluminação LED integrado apresenta uma variedade de opções de cores para se adequar a cada situação clínica, entre elas uma opção de luz do dia projetada para simular o espectro de luz do sol, dependendo da hora do dia. Tudo isso contribui para um maior bem-estar dos pacientes, mas também para os cirurgiões. Além da alta qualidade e prontas para a instalação, as paredes são totalmente recicláveis, contribuindo para uma solução de desperdício zero.
“Entre soluções inovadoras para resolver uma demanda crescente por serviços de qualidade, com eficiência e de maneira sustentável, o modelo de hospital-dia tem se mostrado um grande destaque. A confiança do Mãe de Deus nessa proposta, aliada ao empreendedorismo presente em muitos de nossos médicos, que nos provocaram a apostar na ampliação da Unidade Carlos Gomes, é o que nos faz dar este passo importante para a saúde e o bem-estar da população gaúcha”, diz o diretor-geral do Hospital Mãe de Deus, Rafael Cremonese.
A expansão do espaço duplicou a capacidade para realização de cirurgias, especialmente em cirurgia plástica. De janeiro a setembro, 2.827 procedimentos do tipo foram realizados na unidade. Também foram construídos novos consultórios para o pronto atendimento em Traumatologia e Ortopedia, que já acumula mais de 6,4 mil atendimentos desde janeiro. Tudo isso resultou também em 40% de aumento de empregos, com a contratação de novos enfermeiros e técnicos em Enfermagem.
Além disso, a Unidade Carlos Gomes passou a contar com boxes individuais de espera e preparação para os procedimentos, uma sala de recuperação com leitos premium individualizados e um estar médico também com vista externa para uma área de bosque, permitindo luz natural e mais conforto para os profissionais.