Valor dos planos de saúde impulsiona o aumento de serviços alternativos
07/11/2023

Em 2022, a população brasileira ultrapassou 203 milhões de pessoas, segundo o censo do IBGE. Mas, apenas 50,2 milhões delas tinham plano de saúde em março de 2023, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) comparando a evolução de reajustes de planos de saúde coletivos. Cerca de 82% dessas pessoas estavam vinculadas a planos de saúde coletivos, que tiveram aumentos que chegaram a ser quase duas vezes maiores do que os sofridos pelos planos de saúde individuais nos cinco últimos anos.

Alternativas aos planos de saúde tradicionais

Além de três quartos da população do Brasil, praticamente, não ter acesso a planos de saúde privados, muitos que possuem vem sendo cada vez mais pressionados pelos aumentos. Tanto quem tem plano individual ou familiar quanto boa parte dos que possuem planos de saúde coletivos. Isso porque, nos planos coletivos por adesão, os valores saem integralmente do bolso do trabalhador. Já nos planos com coparticipação, ele arca com até 30% dos custos. Sem falar que os aumentos também impactam as empresas que oferecem planos para colaboradores.
 

Então, como alternativa de um modelo de saúde mais acessível, vem crescendo cada vez mais no Brasil serviços de saúde com menor custo em redes de clínicas, como AmorSaúde e dr.consulta. Assim como serviços de saúde disponibilizados mediante assinatura de cartões de benefícios, como o Cartão de TODOS, que é do mesmo grupo da rede AmorSaúde, onde são feitos os atendimentos; e o Cartão dr.consulta, administrado pela Yalo, que oferece diferentes pacotes de serviços na rede dr.consulta.

A AmorSaúde começou com três clínicas no estado de São Paulo em 2016. O objetivo era oferecer condições especiais, com atendimento de excelência, para quem não tinha acesso a planos de saúde ou não podia enfrentar uma longa espera na rede pública, dependendo do serviço. Atualmente, a rede conta com 430 unidades em todo o País, em cidades com mais de 100 mil habitantes.

“Crescemos de 80 a 90 unidades nesse último ano e o próximo desafio é entrarmos em cidades com menos de 70 mil habitantes”, diz Beatriz Brisotti Kater, diretora de operações da AmorSaúde. Ela conta que são realizados, atualmente, uma média mensal de:

  • Um milhão e meio de consultas médicas em mais de 20 especialidades;
  • 190 mil procedimentos odontológicos praticamente;
  • 200 cirurgias eletivas;
  • 5 mil consultas em telemedicina.

Ela explica que também é realizado um grande volume de exames laboratoriais e de imagem. Sendo que alguns são feitos nas unidades, enquanto outros são realizados em parceiros, assim como as cirurgias. Isso porque as unidades AmorSaúde são ambulatoriais, de atenção primária. Além disso, ela conta que a AmorSaúde tem 12 unidades na Colômbia e está abrindo uma no Chile.

Em relação ao Cartão de TODOS, ele tem mais de 6 milhões de família ativas em benefícios de saúde, incluindo descontos em medicamentos. As operações dele começaram há mais tempo, em 2001, diz a executiva. Além disso, existe uma versão corporativa dele.

Já o dr.consulta nasceu em 2011, com o propósito de democratizar o acesso da população a serviços de saúde de qualidade. A primeira clínica foi aberta no bairro Heliópolis, em São Paulo, e hoje já são 28 na região metropolitana da cidade, totalizando:

  • Mais de 3 milhões de pacientes atendidos;
  • Mais de 3 mil procedimentos de saúde oferecidos;
  • Mais de 1.200 profissionais de saúde disponíveis;
  • Mais de 60 especialidades médicas.

Os serviços incluem exames, desde os mais simples até os mais complexos, vacinas, procedimentos odontológicos, fisioterapia, acupuntura e cirurgias de média e baixa complexidade em parceria com uma rede integrada.

No último ano, o dr.consulta registrou mais de um milhão de atendimentos presenciais. E desde 2020, a rede realizou mais de 550 mil atendimentos online, o que significa um crescimento de 15% no número de teleconsultas, comparando o período de janeiro a setembro de 2022 e janeiro a setembro de 2023.

Lançado em 2022, o Cartão dr.consulta já ultrapassou a marca de 78 mil cartões vendidos, com mais de 280 mil beneficiários e crescimento de 157% no último ano. Recentemente, a companhia lançou uma nova versão do cartão, o Cartão dr.consulta Empresas, destinado para empresas de pequeno e médio porte que procuram por alternativas de benefícios de saúde para seus colaboradores.

Flávia Arantes, diretora da Operação Yalo, explica que a empresa é administradora do Cartão dr.consulta, que oferece descontos em consultas e exames na rede. Além disso,o cartão oferece outros benefícios, como descontos em medicamentos em algumas farmácias. Sobre o crescimento do cartão, ela diz que foram feitas inúmeras pesquisas, “que mostraram que o principal atributo para as pessoas que o adquirem é ter previsibilidade, saber quanto vão gastar”. A executiva destaca ainda que a maior parte das pessoas que possuem o Cartão dr.consulta são mulheres acima de 40 anos,

Alternativas aos planos de saúde tradicionais não atendem somente as classes C e D

Beatriz Kater conta que 90% do público da AmorSaúde e do Cartão de Todos é o público C e D. Mas, ela diz que as unidades atendem hoje a maioria das faixas, incluindo A, B e E. “Hoje, temos capacidade para atender todos os públicos, é muito importante salientar isso. Pois o nosso principal objetivo é dar acesso à população com qualidade e preço justo, preço acessível”.

Segundo ela, existe a preocupação de investir em equipamentos e fazer parcerias com grandes players do mercado, visando qualidade, tecnologia e inovação. A executiva salienta que o fato de o preço ser acessível não significa que as unidades não sejam tecnológicas e até luxuosas. Ela cita como exemplo disso a unidade de Ribeirão Preto, que tem mail  de mil metros quadrados e equipamentos de última geração.

Quanto ao público do dr.consulta, 90% se concentra nas classes B e C, considerando os últimos 12 meses. Um fato interessante, é que um percentual bem relevante de pessoas atendidas no dr.consulta tem planos de saúde. Mas eles buscam  a rede mesmo assim por conta do prazo que os planos têm atualmente para agendamento, tanto de consultas quanto de exames. Como demora, eles veem no dr.consulta uma portunidade de agilizar o processo. Pois, às vezes, não é possível esperar pelo risco que isso pode trazer para quem precisa de atendimento.
 

Mas, seja qual for a faixa de público, a a empresa deseja ampliar a quantidade de pessoas atendidas nas suas unidades. Assim como reduzir o tempo de espera entre agendamento e consulta e diminuir a taxa de exames para definição de diagnósticos. Além disso, o board da empresa estudada a possibilidade de expansão da marca. O que pode ser facilitado pela conclusão da série D de investimentos, com aportes do BID Invest e JICA, totalizando R$ 125 milhões (US$ 25,5 milhões).





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