A boa gestão de uma clínica ou hospital é fundamental não só para a otimização dos recursos, mas especialmente para garantir o bem-estar dos pacientes e a qualidade do atendimento médico. Nesse contexto, a escolha de bons fornecedores de tecnologia em todas as áreas é crucial na operação e administração dessas instituições e ponto decisivo para garantir eficiência, segurança e conformidade com as regulamentações.
O uso de produtos e serviços irregulares ainda é, infelizmente, comum no setor de saúde em nosso país. Isso representa riscos significativos que podem prejudicar a qualidade do atendimento e a reputação do estabelecimento de saúde, além de trazer potenciais consequências legais.
Tomemos, por exemplo, a tecnologia.
Sistemas de gerenciamento de informações médicas não-confiáveis geram insegurança nos registros e podem favorecer erros médicos, além de dificultar a coordenação de cuidados. Da mesma forma, os processos hospitalares ficam mais lentos e sujeito a gargalos que podem impactar na gestão do estabelecimento e no cuidado com o paciente: isso inclui gerenciamento de leitos, agendamento de cirurgias, fluxo de trabalho de enfermagem e distribuição de recursos.
Os riscos de ter um sistema inadequado também envolvem uma área crucial para a sustentabilidade da instituição: os sistemas de gestão financeira. Produtos sem credibilidade podem causar problemas na monitorização e otimização dos fluxos de caixa, faturamento, cobranças e reembolsos. Isso resulta em uma gestão financeira problemática, desperdícios e dificuldades na tomada de decisão sobre investimentos e custos.
Vale lembrar aqui que hospitais lidam com informações sensíveis de pacientes, incluindo históricos médicos, registros de tratamento e informações de cobrança. Produtos de gestão não homologados podem carecer de medidas robustas de segurança cibernética para proteger esses dados contra acessos não autorizados e ataques cibernéticos.
Outro ponto muito importante é a alta regulamentação da área da saúde, com normas e leis específicas para proteger a privacidade do paciente e garantir a qualidade dos serviços. Produtos e serviços homologados são projetados para atender a esses requisitos legais, ajudando as instituições a evitarem problemas legais e multas.
O fato é que produtos e serviços oficiais são desenvolvidos por empresas renomadas e seguem padrões rigorosos de qualidade. Eles passam por testes extensivos para garantir que funcionem de maneira confiável e estável, minimizando falhas e interrupções que possam afetar negativamente os processos hospitalares. Boas empresas também oferecem suporte técnico contínuo e atualizações regulares. Isso ajuda os hospitais a manterem seus sistemas atualizados com as últimas funcionalidades e correções de segurança, garantindo que a operação não seja interrompida por problemas técnicos.
Investir em soluções legítimas e confiáveis é uma pedra angular para alcançar a excelência na administração hospitalar. Essas soluções não apenas otimizam os processos operacionais, mas também garantem a segurança do paciente, a conformidade regulatória e a tomada de decisões estratégicas fundamentadas.
A MV está há 36 anos no mercado e sabe dos desafios do setor em ter bons fornecedores para a gestão do negócio. Somos líderes em desenvolvimento de softwares para saúde na América Latina, mas também oferecemos apoio para que nossos clientes possam complementar as soluções que oferecemos com toda a segurança e confiança. Por isso, nós também identificamos, credenciamos, homologamos e entregamos opções de fornecedores aos nossos clientes nas áreas de tecnologias, equipamentos, cursos e treinamentos, facilities, serviços especializados, gestão estratégica, infraestrutura e consultoria.
Fazemos isso por meio da Healthcare Alliance, uma plataforma de serviços e produtos da MV, que – como dizemos internamente – atende a área de A a Z. A empresa tem como objetivo identificar no mercado e fornecer as melhores soluções para apoiar as organizações na evolução digital dos seus processos. Usamos a expertise da MV para que as instituições de saúde tenham todos os requisitos para a melhor gestão possível.
Instituições de saúde que investem em soluções confiáveis geralmente proporcionam uma melhor experiência ao paciente. Os agendamentos são mais eficientes, a comunicação é clara e registros, precisos. Em um setor tão crítico como o de saúde, o investimento inteligente em tecnologias e sistemas confiáveis é um pré-requisito para o sucesso contínuo e a melhoria dos serviços prestados.