Tecnologia apoia as estratégias de detecção precoce do câncer de mama
27/10/2023

A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e o Instituto Nacional do Câncer recomendam a realização da mamografia anualmente a partir dos 40 anos, ou até mesmo antes, dependendo do histórico familiar e outros fatores de risco. Segundo a SBM, uma das mais extensas pesquisas sobre mamografia já realizadas, publicado no periódico especializado Radiology, o exame de mamografia em mulheres acima dos 40 anos consegue reduzir em até 30% o número de mortes provocadas pelo câncer de mama.

O avanço tecnológico na área de diagnóstico tem revolucionado a maneira como essa doença pode ser enfrentada e democratizado o acesso a diagnósticos precisos e laudos de alta qualidade.
 

Nesse contexto, a Med.Place, empresa do ecossistema de tecnologias da Salux, destaca-se como uma plataforma de telerradiologia que oferece um suporte para os profissionais de saúde e pacientes, ajudando inclusive a solucionar um desafio importante do mercado: a disponibilidade de profissionais especializados, a qualquer tempo e em todas as localidades. Ao conectar especialistas radiologistas altamente qualificados a centros de diagnóstico, a plataforma contribui na celeridade da interpretação dos exames, reduzindo os tempos de espera e possibilitando um acesso mais rápido aos resultados.

“Esse tipo de tecnologia é especialmente crucial quando se trata de mamografias e o diagnóstico do câncer de mama, que tem o tempo como um fator determinante para o sucesso do tratamento”, ressalta Jader Antunes, CEO da Med.Place. 

A rapidez e eficiência, aliada a precisão diagnóstica oferecida pela rede de radiologistas experientes e capacitados na Med.Place garantem uma abordagem terapêutica assertiva e otimizada. A utilização da plataforma garante um passo decisivo na ampliação do alcance e da eficácia do rastreamento do câncer de mama, melhorando consideravelmente os desfechos clínicos para as pacientes.
 

Além da agilidade no cumprimento de prazos de entrega, um ponto forte da Med.Place  é o sistema de controle de qualidade, com vários pontos de checagem. Poucos sistemas, conseguem isso de forma dinâmica, permitindo a criação de um ranking de médicos com os melhores laudos e os resultados mais precisos,  aumentando a segurança tanto para os médicos, como para os pacientes.  Do ponto de vista dos médicos, eles também conseguem dar feedbacks para os hospitais sobre qualidade das imagens e outros pontos que possam ser notados no momento em que os laudos são feitos e que impactam na qualidade dos resultados. 

“Embora essa preocupação deva ser estendida ao longo de todo o ano, durante o outubro rosa é fundamental reforçar a mensagem de que a mamografia é uma aliada indispensável na prevenção e detecção precoce do câncer de mama. A combinação desse exame com tecnologias,  como a que disponibilizamos, representa um avanço significativo na luta contra essa doença, aproximando o diagnóstico de quem mais precisa, independentemente de onde esteja. Juntos, esses recursos contribuem para salvar vidas e promover a saúde e o bem-estar das mulheres”, complementa. 

A plataforma da Med.Place, pode  ser utilizada por clínicas, hospitais, centros de medicina diagnóstica, com diferentes portes e necessidades, e também no setor público, que precisam de médicos com elevado nível de capacitação com urgência e também desejam ampliar o acesso a locais mais remotos.
 





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP