Há alguns anos, o segmento de saúde, mais especificamente a saúde suplementar, assumiu a vanguarda do investimento em tecnologia aliada às rotinas de atendimento ao paciente. O movimento começou em 2020, quando a pandemia de Covid-19 resultou num caos sanitário. Para evitar o represamento nos atendimentos, a transformação digital evoluiu em meses o que demandaria de 5 a 10 anos. Neste cenário, a Unimed Sorocaba avançou em seu projeto de Transformação Digital, lançado em 2020, e que pretende tornar a jornada do cliente 100% digital, facilitando o acesso a diversos serviços, tanto para utilização do médico, quanto do paciente.
A cooperativa assumiu o protagonismo do mercado e tem investido cada vez mais em tecnologia, incorporando inovações digitais nas áreas de assistência médica e de promoção da saúde. A implementação dessa nova rotina atinge todos os setores da Unimed Sorocaba, inclusive os clientes, que estão cada vez mais inseridos na experiência digital em suas rotinas de atendimento.
Segundo o Diretor Presidente da Unimed Sorocaba, Gustavo Ribeiro Neves a tecnologia passou a ocupar um espaço importante nas rotinas médicas. “Diante dessa realidade, a nossa cooperativa segue com sua jornada de transformação digital, incorporando inovações tecnológicas nas áreas de assistência médica e de promoção da saúde. Este processo passa pela implementação de um mindset (mentalidade) digital em todos os setores, inclusive de nossos clientes.”
Jornada Digital
Apesar da saúde e tecnologia evoluírem juntas há muitas décadas na descoberta de doenças, desenvolvimento de ferramentas e programas para cirurgias e diagnóstico, essa parceria nunca foi tão perceptível ao paciente. Mas isso mudou e agora é possível ao paciente acessar seu histórico de exames, agendar consultas e até solicitar autorização de cirurgias no ambiente digital, com um toque.
Atenta a essa transformação, a Unimed Sorocaba lançou em 2021 seu aplicativo de celular facilitando a médicos e pacientes o acesso a informações sobre a rede de atendimento, exames e até ao receituário digital. Com mais de 130 mil pacientes cadastrados, o aplicativo está disponível para download nas plataformas Android e iOS.
Para Edson Cumpian Paulossi Junior, Diretor Administrativo e responsável pelo grupo de trabalho de implantação da Transformação Digital na Unimed Sorocaba, a digitalização dos processos de atendimento ao paciente inovou o atendimento da cooperativa. “Hoje, através do APP Unimed Sorocaba, o cliente possui diversas funcionalidades como o agendamento de consultas, exames, solicitação de autorizações, visualização dos resultados de exames, tudo integrado com o sistema de gestão, tornando o processo de atendimento mais ágil, eficaz e seguro. Além disso, a digitalização é uma ferramenta importante para a otimização de custos e a cooperativa já reduziu de forma expressiva o uso do papel em suas rotinas, contribuindo para preservação do meio ambiente.”
Para que a transformação digital da cooperativa avance, a Unimed Sorocaba, envolveu colaboradores, pacientes e médicos, que passaram a utilizar soluções digitais desenvolvidas exclusivamente para que pudessem criar um prontuário eletrônico em seus consultórios. Toda essa transformação digital reforça a preocupação da cooperativa com experiência e qualidade do atendimento ao cliente.