A Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), organização social de saúde filantrópica e referência no diagnóstico por imagem, participa do Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conahp) 2023, realizado entre os dias 18 e 19 de outubro, no Transamerica Expo Center em São Paulo.
O Conahp se tornou referência no setor da saúde, contemplando todas a lideranças da saúde com debates e discussões relevantes. Neste ano, a temática é “Pessoas que transformam a saúde”, com o objetivo de abrir caminhos e novas perspectivas sobre inovação e tecnologia na saúde - principalmente com a digitalização do setor após a pandemia Covid-19. O Congresso além de trazer debates e discussões terá um espaço para troca de conversas, experiências e networking.
A FIDI terá um estande para compartilhar a trajetória da fundação, as vantagens da terceirização da gestão do setor de diagnostico e as inovações, mas especificamente no tocante ao projeto da carreta da mamografia. Prezando pela excelência do diagnóstico por imagem e pelo atendimento humanizado, a fundação está presente em 80 unidades de saúde nos estados de São Paulo e Goiás, e na cidade de Manaus (AM) e realiza cerca de 5 milhões de exames por ano.
“Estreitar relacionamento é um papel que buscamos desempenhar com constância na FIDI e estar no Conahp reforça que o setor de saúde é extremamente significativo para o país. Com isso, acompanhar de perto instituições com estudos e pesquisas relevantes que colaboram com o impulsionamento da saúde no Brasil é essencial para gerar relacionamentos e garantir um sistema de saúde cada vez mais atual e humanizado. Nossa premissa como fundação é estar presente em congressos como este em contínua evolução, sempre buscando por inovação, tecnologia e qualidade em nossos serviços.” Simone Vicente, CEO da FIDI.
Com uma gestão terceirizada, que permite a redução de despesas com a contratação de profissionais, materiais e equipamentos utilizados, a fundação atua diretamente com especialistas altamente qualificados, que garantem o acesso a essa mão de obra, entregando resultados e serviços de excelência.
Ademais, sendo referência no uso de tecnologias e inteligência artificial na saúde, a FIDI faz a gestão completa de hospitais públicos e privados oferecendo exames de imagem. Também é considerada uma das pioneiras no ramo da saúde e tecnologia e seus serviços em inovação no setor da saúde. Alguns exemplos de inovação são:
O mais importante na atuação da FIDI é que ela vai além dos números e dados, e por isso conseguimos gerar um impacto positivo na sociedade que são aplicados primeiramente no dia a dia da fundação. Desde a agilidade de um diagnóstico, para que um paciente possa iniciar o tratamento com antecedência, à diminuição de filas de exames no sistema público e na rede privada, maior disponibilidade de leitos, melhor utilização de recursos, até a humanização no atendimento.
Esse é o real impacto e o real valor que a FIDI gera para a sociedade e com isso a fundação tem orgulho de contribuir com o acesso a exames que colaboram com a saúde de todos. Com essa premissa, estamos há 9 anos contribuindo com o Estado de São Paulo com o projeto da carreta da mamografia.
Com esforço e dedicação temos impactado milhares de mulheres através do programa ‘Mulheres de Peito’, iniciativa FIDI, juntamente com o Governo do Estado de São Paulo, que oferece mamografias gratuitas em todo o estado de São Paulo. Ao todo, desde o começo do ano de 2023, o programa percorreu 35 cidades do estado de São Paulo e já atendeu aproximadamente 18.803 mil mulheres, até o mês de setembro.
A carreta do programa Mulheres de Peito percorre os municípios do estado de São Paulo ininterruptamente, para incentivar mulheres a realizar exames de mamografia gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), ampliando o acesso da população à atenção básica em saúde.
O projeto existe desde 2014, e as carretas já percorreram mais de 300 locais. No total, já foram realizadas cerca de 230 mil mamografias, 7 mil ultrassons, 700 biópsias, e mais de 2 mil mulheres foram encaminhadas para exames complementares ou início do tratamento oncológico em unidades estaduais especializadas.