O Centro de Arritmia dispõe de uma equipe de especialistas formada por profissionais de referência no país e exames de alta precisão que auxiliam na decisão do tratamento mais adequado, como afirma José de Ribamar Costa, coordenador do serviço de cardiologia do HSD. “O desenvolvimento de técnicas inovadoras está transformando a forma como as doenças cardíacas são diagnosticadas e tratadas. Acompanhamos esses avanços para oferecer o que há de mais seguro e preciso para os nossos pacientes”.
O novo serviço do Hospital oferece exames de elevada acurácia. “O estudo eletrofisiológico avalia o sistema elétrico do coração. É uma importante ferramenta de diagnóstico para pacientes com palpitações, síncope, bradicardia e risco de morte súbita. Para casos mais complexos, dispomos do mapeamento tridimensional eletroanatômico, que mostra a atividade elétrica do coração em tempo real, facilitando a identificação do tipo e local da arritmia”, explica o coordenador do Centro de Arritmia, Pablo Bringel.
Com base nos resultados dos exames, é possível analisar e decidir pelo tratamento mais adequado. “A depender da condição clínica do paciente e do tipo de arritmia, seguimos com terapias medicamentosas ou intervencionistas, como ablação por cateter ou implante de dispositivos cardíacos eletrônicos, como marca-passos, ressincronizadores e desfibriladores”, complementa o coordenador.
O Centro de Arritmia do Hospital São Domingos está integrado com diversos serviços do hospital, como o de Hemodinâmica e Radiologia Intervencionista, que oferecem assistência às doenças do coração, para promover um atendimento rápido e preciso, garantindo resolutividade dos casos e o melhor em cuidado para os pacientes.