A Blue Health, empresa em soluções para equipamentos médicos, e a Unimed Participações, holding do Sistema Unimed, estão unindo forças em uma sociedade estratégica que promete acelerar o processo de renovação e modernização do parque instalado de equipamentos médicos dos hospitais que compõem o sistema Unimed em todo o país. O investimento potencial nos primeiros cinco anos é superior a R$ 3 bilhões. A sociedade foi constituída, exclusivamente, para atender o Sistema Unimed, reunindo a maior operadora de saúde suplementar do Brasil com o principal player independente em locação e manutenção de equipamentos médicos da América Latina, que também atua em outros mercados. Vai permitir acelerar o processo de verticalização do sistema com base em aquisição de hospitais próprios e bem equipados e gestão profissionalizada.
O Sistema Unimed reúne cerca de 20 milhões de beneficiários que representam 40% do total da saúde suplementar brasileira. Está presente em mais de 90% do território nacional, engloba ao menos 50% dos médicos que atuam na saúde suplementar e conta com 157 unidades hospitalares e singulares em operação e outras dez a serem entregues em 2024.
Por meio dessa sociedade estratégica será possível financiamento e escala. Com sua experiência de mais de 20 anos, a Blue Health ficará responsável pela negociação em conjunto para fornecer compra diferenciada, o que hoje não existe no sistema Unimed. O foco será no aluguel de equipamentos, ao invés de compra, e estrutura de manutenção para garantir, permanentemente, a operacionalidade do equipamento. Os equipamentos – dos básicos aos mais sofisticados – serão adquiridos sob demanda de acordo com a realidade de cada Unimed.
A sociedade inclui um modelo de financiamento dedicado e competitivo, com recursos captados pela InvestCoop, via fundos de investimentos, onde se capta recursos do próprio sistema Unimed para o funding das operações de compra e locação de equipamentos. As reservas já existem e são constituídas pelos ativos garantidores junto à ANS.
Pela experiência da Blue Health, empresa especializada no segmento e que tem acionistas como as gestoras Kinea, EB Capital e Lazuli Partners, a Unimed tem a possibilidade de escolher os fabricantes capazes de oferecer as melhores entregas e o melhor custo benefício. “Não basta ao hospital comprar um excelente equipamento, se por trás não tiver a garantia de um suporte de manutenção robusto que garanta a operacionalização permanente dos equipamentos. A escala de compras com grandes fornecedores vai gerar valor para o sistema e suportar o alto volume de investimentos de locação, que por sua vez é algo inédito no Brasil, não chegando a 5% de um patamar que tem potencial para atingir 100% no sistema hospitalar”, garante Eric Varga, CEO Blue Health.
“O propósito de estar na parceria com a Blue Health é uma forma de reagirmos à concorrência. Algo que seja benéfico tanto para o sistema de saúde suplementar quanto para o sistema Unimed. Os equipamentos médicos têm uma importância cada vez maior na medicina. Portanto, ter um parque funcionando é fundamental para entregar saúde. Os hospitais Unimed estão entre os melhores nas cidades onde estão presentes. São bem construídos, bem equipados e operados por excelentes equipes técnicas e médicas, além de contar com acreditações nacionais e internacionais de qualidade. Precisamos, também, ter uma tecnologia de ponta para entregar”, afirma Adelson Severino Chagas CEO da Unimed Participações.
A parceria prevê uma economia total de até de 30% para as Unimeds, que não precisarão mobilizar capital imediato, assim viabilizando uma capacidade de investimento acelerada nos próximos anos.
O retorno sobre o capital investido está previsto para acontecer entre três e quatro anos em um cenário conservador. A sociedade ainda precisa passar por aprovação dos órgãos regulatórios e concorrenciais brasileiros.