Cerca de 75% da população depende do SUS para consultas, realização de exames e tratamento. Como o sistema de saúde pública está sobrecarregado e existem desigualdades que não permitem gastos com planos de saúde, o empreendedorismo na área da medicina popular vem crescendo, gerando emprego e ampliando o acesso da sociedade aos serviços de saúde.
Após a abertura de clínicas com consultas a preços populares, agora, o mercado vive o boom dos serviços de medicina diagnóstica, que disponibilizam valores acessíveis e parcelados no cartão.
“Estamos falando de um modelo de negócio que amplia o acesso da população à medicina preventiva. Hoje mais de 80% das doenças, além de boa avaliação clínica feita por um médico, dependem de testes de análises clínicas e exames de imagem. Ao contrário do senso comum, os exames de diagnóstico por imagem não são de alto custo”, argumenta o empresário Augusto Romão, CEO da One Laudos, empresa de telerradiologia, que passa por um plano de expansão.
Após focar em soluções customizadas de telerradiologia no setor público e privado em 20 Estados, tendo como parceiros 60 centros de saúde e hospitais espalhados pelo país, a One Laudos acaba de lançar a marca One Diagnóstico, mirando principalmente as classes C e D.
A telerradiologia é um serviço que possibilita a emissão de laudos à distância. Na central, equipada com o que há de mais moderno em tecnologia, incluindo recursos de Inteligência Artificial, uma equipe de médicos radiologistas de diferentes especialidades recebe os exames de imagem em alta qualidade feito numa instituição de saúde, em qualquer lugar do país. Os médicos da central então avaliam cada exame e elaboram o laudo em tempo real. A tecnologia também permite que esses profissionais tenham contato direto com o médico que solicitou os exames para que possam discutir o caso. A central de telelaudos funciona 24 horas, o que possibilita maior agilidade e menor tempo de espera. Os resultados de exames de emergência, por exemplo, podem demorar apenas 30 minutos.
A primeira unidade da One Diagnóstico, com serviços de atendimento direto ao público, acaba de ser inaugurada em Santana, em São Paulo, e oferece exames de diagnóstico de imagem a preços populares (30% abaixo de valores do mercado), possibilidade de parcelamento no cartão de crédito e resultados prontos em até uma hora. No espaço, são oferecidos Tomografia Computadorizada, Mamografia, Ultrassom, Raio-X, Densitometria Óssea, MAPA e Holter.?
“Sempre atuamos nos bastidores da cadeia, oferecendo o que há de mais moderno em telerradiologia com a emissão de laudos à distância, antes prestavamos serviços terceirizados para clínicas, hospitais e secretaria de saúde, agora conquistamos a maturidade para levar essa expertise diretamente para o paciente. Nosso projeto é abrir cerca de 20 clínicas de diagnóstico de exames por imagem até 2025 no país”, conta.
O empreendimento do Dr. Augusto Romão começou há sete anos, quando estava em mais um dia de plantão num hospital de São Paulo, e viu uma oportunidade para reduzir o tempo de espera do resultado de um exame de imagem, condição que pode significar uma questão de vida ou morte, dependendo da doença detectada.
Após focar em soluções customizadas de telerradiologia e de diagnóstico médicos no setor público e privado, operando em 70 centros de saúde do país em diferentes Estados, o empresário não permitiu que a pandemia adiasse o plano de expansão da One Laudos: um investimento de cerca de R$ 10 milhões.
O início do plano começou em 2021 com a inauguração de uma central de laudos em Fortaleza, com o objetivo de aumentar a capilaridade do negócio no país. Num segundo momento, diante da crescente demanda, a empresa inaugurou, em abril do mesmo ano, sua nova Central de Laudos, na Vila Nova Conceição, em São Paulo. Esta é a maior central da América Latina, com capacidade de realização de aproximadamente 600 laudos por dia. O projeto incluiu aquisição de máquina e tecnologia de última geração, como recursos de Inteligência Artificial, além de ambientação com iluminação própria para auxiliar no trabalho de análise de imagens.
Em sete anos no segmento, a One Laudos já realizou 5 milhões de exames. Um número significativo para quem começou com 5 mil laudos. Por mês, a empresa tem capacidade de realizar uma quantidade ilimitada de laudos por mês.