O Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), que faz parte da Dasa, expandiu a linha de cuidado em cardiologia e acaba de inaugurar o Centro de Arritmia Cardíaca, voltado para o diagnóstico e tratamento de diferentes tipos de arritmia. A novidade será apresentada oficialmente no congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj), que será realizado em Búzios, entre 19 e 21 de outubro. No dia 20, o hospital fará uma sessão interativa com a plateia para esclarecer dúvidas sobre os principais temas de arritmia.
No Brasil, mais de 320 mil mortes súbitas ocorrem por ano devido à arritmia cardíaca – quando há alteração no ritmo cardíaco que influencia o funcionamento do órgão. De acordo com o Ministério da Saúde, esse número corresponde a cerca de 90% do total de mortes súbitas causadas por doenças cardiovasculares.
“As principais arritmias cardíacas são a taquicardia, quando o ritmo cardíaco está acelerado, e a bradicardia, quando as batidas estão muito mais lentas do que de costume. Além disso, há os casos como a fibrilação atrial, que provoca batimentos fora de compasso e pulsação irregular. Os casos de fibrilação atrial estão diretamente ligados ao envelhecimento – com estimativa de cerca de 10% dos brasileiros acima dos 75 anos portadores do distúrbio, segundo a Sobrac”, detalha Rafael Vilanova, gerente de Cardiologia CHN/Dasa.
Para ampliar o diagnóstico precoce da doença, o CHN conta com um time de especialistas em arritmia clínica, eletrofisiologia e estimulação cardíaca; amplo parque tecnológico e duas salas de hemodinâmica para exames complementares e procedimentos minimamente invasivos. A equipe também realiza estudo eletrofisiológico, ablação por radiofrequência, crioablação e implante de cardiodesfibrilador, assim como de marca-passos sem fio para tratamento de pacientes que tenham contraindicação às técnicas convencionais de estimulação.
O Centro de Arritmia do CHN também atua no diagnóstico de casos de síncope e acidentes vasculares cerebrais (AVC) sem causa aparente, com implantes e acompanhamento de pacientes.