A Unimed Ceará ficou em primeiro lugar entre as melhores empresas para trabalhar (GPTW) no segmento Planos de Saúde.
Prestigiar e valorizar o colaborador é a receita da Unimed Ceará para gerir melhor sua equipe e trazer mais resultados para a empresa. A fórmula tem sido certeira nos últimos anos, pois a cooperativa lidera o ranking das operadoras do Great Place to Work 2014, além de se destacar na lista das 50 melhores empresas na edição estadual do prêmio.
“Ao longo da nossa gestão, procuramos valorizar ao máximo nossa equipe e isso consiste em investir em educação”, afirma o presidente da Unimed Ceará, Darival Bringel de Olinda.
O investimento está presente nas bolsas de estudo de até 70% em cursos de idiomas, técnicos, graduação e pós-graduação. Tal ação mostra que o retorno positivo para instituição é evidente: quase 50% possuem pós-graduação, entre eles quatro colaboradores com mestrado e um com doutorado. Além disso, a cooperativa oferece coaching e programa de desenvolvimento profissional que o funcionário quiser.
Estes investimentos e incentivos refletem positivamente na percepção dos trabalhadores, pois o quesito “Desenvolvimento Profissional” da pesquisa do GPTW é o mais valorizado para 45% dos colaboradores da Unimed Ceará.
Outro exemplo enfatizado por Olinda como relevante na estratégia de prestigiar os profissionais, é a divisão dos lucros da cooperativa, no qual o funcionário pode receber 14º salário e até o 15°, de acordo com os resultados da companhia.
INTEGRAÇÃO
Qualidade de vida é o segundo item mais valorizado para 35% dos colaboradores da cooperativa. Não é à toa, pois segundo o executivo, na sede da companhia tem até uma piscina para os funcionários se exercitarem após o expediente.
Fora as outras atividades que proporcionam o bem-estar físico como academia e corrida em grupo, Olinda explica que o quesito também engloba o clima acolhedor e “família” da cooperativa.
“A longevidade e a qualidade de vida passam por trabalho, lazer, família e todas as pessoas de sua convivência”, conta. “Hoje, eles [os colaboradores] estão seguros, e caso sua saúde e qualidade de vida sejam interrompidas, ele terá nosso apoio”, assegura.
ESTRATÉGIA CERTEIRA
Há 14 anos à frente da Unimed Ceará, Olinda conta que o foco na melhoria e aprimoramento das equipes começou há cerca de 12 anos, quando ações e práticas na área de gestão de pessoas foram colocadas no planejamento estratégico da empresa.
“Entendemos que só poderíamos realizar nossos projetos se tivéssemos equipes integradas ao pensamento da Unimed Ceará. Além de melhorar o processo de recrutamento e seleção, melhoramos nosso corpo interno e, com certeza, essa foi uma medida extremamente correta”, relembra.
Hoje, a cooperativa colhe os frutos das práticas, o que segundo o executivo é fundamental para acompanhar o ritmo de mudanças e expansão da companhia, que além de atuar como operadora é uma federação que reúne outras unimeds do estado.
Devido à classificação, a cooperativa auxilia tecnicamente às filiadas e contribuí com investimentos na rede de prestação de serviço. Nos últimos anos, o número de filiadas reduziu de nove para sete, o que de acordo com Olinda é fruto de um modelo de vitorioso de gestão e de uma equipe bem preparada.