Hospital Santa Izabel oferece controle da dor, ongenética e oncocardiologia nos tratamentos de seu Cancer Center
25/09/2023

Viver mais e melhor depois do diagnóstico de câncer é uma realidade hoje para muitos pacientes. Nos últimos anos, os avanços na pesquisa, na assistência e no desenvolvimento tecnológico mudaram a forma como o câncer é tratado. Sintonizado com os avanços e o progresso no campo da oncologia, o Hospital Santa Izabel juntou forças com a Oncoclínicas, inaugurou o primeiro Cancer Center da Bahia, reuniu especialistas reconhecidos nacionalmente e ampliou a oferta de uma assistência, segura, ágil e integrada desde o diagnóstico até o pós-tratamento.

A assistência completa envolve oncogenética, cárdio-oncologia e um serviço qualificado de controle da dor, considerada um sintoma persistente e incapacitante do câncer recorrente ou metastático. A terapêutica da dor é realizada por médicos e por uma equipe multidisciplinar especializada em ministrar e monitorar o uso de fármacos, aplicar técnicas não farmacológicas como acupuntura e indicar quando necessário procedimentos intervencionistas, como bloqueios regionais e implantes de bombas para infusão de fármacos.

“A dor oncológica”, diz Dr. Durval Campos Kraychete, médico especialista no assunto que atua no Hospital Santa Izabel/Oncoclínicas, “pode ser controlada na grande maioria dos pacientes com estratégias seguras”. A dor crónica persiste além do tempo habitual de cura da lesão, pode piorar com o tempo e parece assumir vida própria e intrigante.

Quem busca orientação médica por conta de casos de câncer na família é encaminhado para consulta com uma especialista em oncogenética. “Estima-se que cerca de 5 a 10% dos casos de câncer são hereditários”, diz Renata Velame, médica especializada em oncogenética, esclarecendo que as mutações genéticas aumentam o risco de desenvolvimento de um ou mais tipos de câncer. “Essas mutações em geral são herdadas e transmitidas de pais para filhos, levando a síndromes de predisposição hereditária ao câncer”, acrescentou.

Na primeira consulta, chamada de consulta de aconselhamento genético pré-teste, é realizado um levantamento do histórico pessoal da pessoa (incluindo informações referentes à saúde e aos hábitos de vida) e histórico familiar. A partir dessas informações, elabora-se o heredograma e definem-se as suspeitas diagnósticas e possíveis síndromes hereditárias para a família. Em seguida define-se em relação ao teste genético. “Tudo é corretamente explicado ao paciente, além de seus possíveis resultados e suas implicações”, afirma Dra Renata.

Cardiologia oncológica – Os pacientes que apresentam problema cardiológico como consequência do tratamento contra o câncer contam com um serviço especializado. Dados epidemiológicos, estudos e pesquisas científicas indicam uma maior incidência de problemas cardíacos em pacientes submetidos à quimioterapia e radioterapia. Com o objetivo de minorar tais danos, a equipe profissional do Cancer Center trabalha de forma integrada para atacar com precisão o tumor, afetando o mínimo possível o coração.

O pronto atendimento 24 horas também integra a assistência completa para pacientes oncológicos, o que garante maior agilidade e precisão diagnóstica. A gestão do cuidado é feita de maneira especializada, personalizada, propiciando conforto, agilidade e acolhimento ao paciente durante todo o processo de atendimento.

Cuidado e vigilância – O câncer é um problema de saúde pública mundial. Muitos tumores avançam em silêncio, e o número de diagnósticos não para de crescer. No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA, são esperados 704 mil casos novos de câncer para cada ano do triênio 2023-2025).
Atualmente é uma das principais causa de morte no Brasil. Determinadas comunidades estão mais expostas ao risco devido a uma interação complexa de fatores biológicos, ambientais, comportamentais e socioeconômicos. Mesmo alguns dos tumores mais temíveis, no entanto, são cada vez mais passíveis de abordagem efetiva – desde que sejam tratados com cuidado e vigilância que podem durar meses, anos ou até uma vida inteira.

Os avanços na pesquisa, educação, na prevenção e no rastreio, bem como no diagnóstico precoce, são fundamentais para a melhoria dos prognósticos. Ofertar segurança, agilidade e qualidade técnica desde o diagnóstico até o pós-tratamento personalizado é fundamental no atendimento ao paciente oncológico.

Fonte: Anahp




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP