Com atuação na área de Desenvolvimento Imobiliário, a Orea Empreendimentos, empresa há 10 anos no mercado, junto com seus parceiros Evipar e Rede D’or São Luiz estão em fase de conclusão da obra que vai trazer para o Recife o Hospital Memorial Star, com o mais alto padrão de instalações e qualidade em saúde. A primeira torre, com previsão de entrega em janeiro de 2024, teve um investimento total de R$ 340 milhões e potencializa ainda mais o Polo Médico do Recife, considerado como o segundo maior do Brasil.
Com projeto assinado pelos escritórios de arquitetura JCL (do Recife) e C + A (de SP), a primeira torre tem 36 mil m² de área construída e contará inicialmente com 150 leitos. “O projeto do Memorial Star traz um novo patamar hospitalar para o Nordeste, com tecnologia, luxo e conforto sem paralelos. É um avanço enorme para a cidade e para a região, que pela primeira vez contará com um hospital nesse formato e com foco em oncologia”, sublinha José Aécio Fernandes Vieira Filho, presidente da Orea. A operação ficará a cargo da Rede D’or – a maior operadora de saúde da América Latina.
Durante a obra, que teve início em junho de 2020, 1.300 empregos diretos e 6.500 indiretos foram gerados. Na construção da torre hospitalar, aspectos sustentáveis foram utilizados como 100% das lâmpadas do prédio sendo em LED, captação de águas pluviais para jardins e áreas comuns e utilização de vidros duplos insulados com argônio para maior eficiência energética, sendo o primeiro prédio do Recife a utilizar esse material.
“A empresa entende que o Recife é uma cidade carente em recursos de urbanização, facilities para o público, vias para pedestres, verde, acessibilidade, calçadas, sombreamento, etc. Em todo projeto que concebe, a Orea tem a preocupação de qualificar não só o empreendimento, mas também o entorno. Esse exemplo é fácil de ser constatado na obra do novo Hospital, onde foram planejados para todo o quarteirão, calçadas, recuos mais generosos para passeio público, arborização adulta diferenciada, entre outros aspectos relevantes”, ressalta José Aecio Filho.
O complexo hospitalar do Memorial Star será composto por três torres. Duas novas torres dão continuidade ao projeto. A segunda, em fase de licenciamento junto a Prefeitura do Recife, terá 20 mil m2, onde serão investidos R$ 150 milhões. Na fase de construção, vai gerar cerca de 350 empregos diretos e 1.750 indiretos. A previsão de entrega é de 24 meses após o início das obras.
“O Complexo terá 61 mil m2 de área construída total. Pretendemos fazer a torre 2 ainda mais avançada e estamos estudando para ela, por exemplo, a auto geração de energia. A torre 2 é ao mesmo tempo um hospital “stand alone” com todos os facilities e um complemento ao complexo, pois serão direcionados para ela serviços diferenciados”, explica José Aécio Filho.
Além das torres hospitalares, outros investimentos imobiliários da Orea Empreendimentos estão programados, entre eles uma área com academia, lojas, boulangerie e outros equipamentos. “ Recife, Olinda e Jaboatão constituem hoje uma grande Região Metropolitana sob qualquer parâmetro e tem bastante potencial. A questão é apenas definir projetos que se adequem às características sócio econômicas locais”, complementa José Aécio Filho, que já revela um novo momento da Orea voltado para oportunidades de investimento fora do país, com foco nos EUA.