A grande maioria dos profissionais de saúde, em todo o país, já ouviu falar da importância da chamada Jornada do Paciente. Em linhas gerais, o conceito significa que, ao comprar um produto ou serviço de saúde, esse paciente é o protagonista de sua jornada, ou seja, as soluções e os pontos de contato devem ser voltados para que o paciente esteja no centro e tenha a melhor experiência possível.
A metodologia de Mapa da Jornada do Paciente analisa criteriosamente todo o processo realizado por ele, desde o primeiro momento de necessidade, ou seja, desde algum sintoma até o pós tratamento. O primeiro passo para a construção de uma jornada eficiente é concentrar-se nos pontos de contato, seja o consultório, clínica, hospital ou mesmo laboratórios. De posse das informações de passo a passo, será possível melhorar a experiência desse paciente.
Para construir um mapa de jornada inteligente e que entregue valor, é necessário que gestores de instituições de saúde apostem em quatro grandes blocos:
Por fim, realizados os passos para a criação, avaliação e aplicação do Mapa da Jornada do Paciente, os agentes de saúde, das mais diversas áreas, sendo elas na linha de frente, com o paciente, ou nos bastidores de forma mais burocrática, não podem esquecer de refazer as pesquisas de satisfação dos pacientes para, eventualmente, corrigir alguma rota.
Para auxiliar o aprimoramento do setor, a Doctoralia, maior plataforma de saúde do mundo, oferece uma Planilha Gratuita, com o objetivo de criar o mapa da jornada do paciente, bem como a criação de personas, corroborando para que o centro médico seja capaz de se diferenciar dos concorrentes.