O Grupo NefroClínicas inaugura hoje (25) nova clínica, localizada no bairro Funcionários, em Belo Horizonte. O grupo atua na prevenção e no tratamento às doenças renais como diálise peritoneal, hemodiálise e transplante renal. O novo espaço contará com prédio exclusivo de seis andares, com aproximadamente 1.500 m2, equipamentos com tecnologia de ponta, humanizando ainda mais o tratamento dos pacientes, além de favorecer o aumento do número de informações para uma melhor evolução dos quadros clínicos e mais agilidade nos processos. Cerca de 90 mil tratamentos são realizados anualmente pelas unidades do Grupo NefroClínicas, o que mostra a sua referência e expertise nos tratamentos renais.
O atendimento à nefrologia pediátrica é outro diferencial que também será acolhido na nova clínica. Foi planejada toda uma infraestrutura específica para receber os bebês, crianças e adolescentes, juntamente com um corpo clínico especializado nesse atendimento.
De acordo com o diretor Assistencial do Grupo NefroClínicas, o nefrologista Fernando de Lucas Júnior as três unidades de Belo Horizonte, sendo duas na Região Centro-Sul e a terceira localizada no Vila da Serra, inaugurada no mês de julho, serão mais dois pontos de atendimento na capital mineira e pretendem proporcionar mais conforto e bem-estar aos pacientes renais do Estado de Minas Gerais.
“O objetivo do nosso projeto é dar sustentabilidade ao setor. Somos uma clínica com mais de 55 planos de saúde credenciados e oferecemos aos moradores de Belo Horizonte e demais municípios de Minas, um local humanizado e com recursos de ponta no que se refere ao tratamento das doenças renais. Bem como, uma equipe extremamente capacitada e que trabalhe da prevenção até as terapias renais substitutivas, por exemplo, a diálise peritoneal, hemodiálise, hemodiafiltração e transplante renal”, explica o diretor Assistencial.
Importância da prevenção renal
Outro diferencial no atendimento e cuidado com os pacientes renais é a Linha de Cuidados do Paciente Renal Crônico, onde o paciente é acompanhado por uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiras, psicólogos, nutricionistas e assistente social para reverter ou pelo menos retardar a progressão da doença renal. São desenvolvidos novos e melhores hábitos de vida para tratar o que for possível e minimizar os riscos da doença. “Além dos benefícios inquestionáveis para a saúde do paciente renal crônico, o cuidado coordenado e gerenciado garante a sustentabilidade para o sistema, reduzindo desperdícios e internações desnecessárias”, esclarece.
Dados do Censo 2022 da Sociedade Brasileira de Nefrologia mostram que a doença renal crônica afeta 10% da população brasileira. Mais de 150.000 pacientes são submetidos a procedimentos dialíticos todos os anos, no Brasil, e ainda contou com um aumento expressivo, após a crise pandêmica de Covid. As doenças como Diabetes e Hipertensão estão entre as principais causas de doenças renais. “Temos uma filosofia pioneira de prevenção aos cuidados renais. Cuidar dos seus rins é cuidar de você. O rim é um órgão extremamente sensível e tão importante quanto o coração e o cérebro. O nosso propósito é transformar positivamente a vida dos pacientes renais”, afirma o médico.
Por isso, esse modelo de prevenção se mostrou tão importante, que o Grupo criou o Nefrotech, uma plataforma tecnológica que nasceu em parceria com algumas operadoras para coordenação do cuidado dos pacientes renais e tem apresentado resultados impressionantes. Além das frentes de assistência ao paciente e o Nefrotech, o grupo ainda conta com uma área dedicada ao ensino, pesquisa clínica e educação de médicos e pacientes, a NefroAcademy.