Na data em que completa 73 anos de história, a AACD anuncia a ampliação de seu Hospital Ortopédico, localizado no bairro do Ibirapuera, em São Paulo. Com um incremento de cerca de 40% no volume cirúrgico, serão beneficiado pacientes ortopédicos que chegam à Instituição por meio de convênios, de forma particular e via SUS. Com 15 salas cirúrgicas e 140 leitos hospitalares, a previsão é que o hospital realize aproximadamente 10 mil cirurgias ortopédicas por ano.
A unidade oferece desde o diagnóstico, acompanhamento de doenças neuro-ortopédicas até a realização de cirurgias de alta complexidade. O corpo clínico tem estrutura completa para a realização de procedimentos cirúrgicos com tecnologia de última geração.
Os pacientes contam com especialistas em coluna vertebral, joelho, mão, ombro, quadril, pé e ortopedia infantil. Um grande diferencial é a possibilidade de realizar consultas, exames, fisioterapias, reabilitação e cirurgias no mesmo local. “Essa entrega é um importante marco na história da AACD. Começamos nossa trajetória em meados do século passado atendendo pessoas com deficiência física, e hoje temos orgulho de verificar que nos tornamos uma das principais referências em ortopedia e reabilitação no Brasil. Podemos dizer com segurança que pacientes ortopédicos com qualquer patologia podem procurar nosso hospital que serão atendidos pelos melhores especialistas do mercado”, afirma Valdesir Galvan, CEO da AACD.
Sustentabilidade financeira: A ampliação do Hospital Ortopédico AACD também é fundamental para as finanças da Instituição. Hoje, a maior parte da receita da AACD advém dos atendimentos realizados por convênios e particulares no hospital.
Nos Centros de Reabilitação e Oficinas Ortopédicas que a AACD tem espalhados pelo Brasil, cerca de 80% dos atendimentos são realizados via SUS. No entanto, cada atendimento nessa modalidade gera um déficit para a Instituição, pois o SUS, em média, repassa apenas 13% do valor de cada terapia ou consulta. O restante do valor a AACD precisa cobrir com recursos próprios e captação.
“É a receita que vem do setor privado e as doações de pessoas e empresas que são responsáveis por subsidiar os atendimentos via SUS. Quem é atendido na AACD via convênio ou particular está contribuindo para garantir que mais pessoas com deficiência física possam ter um tratamento de ponta em nossas unidades pelo país”, diz Galvan.
Tecnologia: No Hospital Ortopédico AACD há equipamentos de ponta, como Andago (tecnologia robótica que segue a intenção de movimento do paciente), Lokomat (tecnologia que estimula as funções motoras por meio da reprodução da marcha), InMotion (auxilia paciente a realizar movimentos) e sala de reabilitação virtual (trabalha os movimentos de forma lúdica).
No centro cirúrgico, o O-ARM, utilizado especialmente em cirurgias de escoliose, fornece imagens tridimensionais e em tempo real da coluna para ajudar os médicos na correção das curvaturas durante o procedimento.
Outra inovação no centro cirúrgico é a possibilidade de transmissão em tempo real dos procedimentos, por meio de câmeras estrategicamente posicionadas nas salas.
“Contamos com equipe altamente capacitada e tecnologias de última geração. Temos a certeza de que pacientes que buscam o Hospital Ortopédico AACD terão sempre a mais completa assistência”, ressalta Alice Rosa Ramos, superintendente de Práticas Assistenciais da AACD.
Reconhecimento internacional: O Hospital Ortopédico AACD conta com importantes certificações internacionais – a canadense Qmentum, que orienta e monitora padrões de segurança do paciente, e a norte-americana Planetree, que posiciona a Instituição como referência em atendimento humanizado, com cuidado centrado na pessoa.