Com uso de dados, FAPES economiza R$ 5 milhões em custos de medicamentos
07/08/2023

Uma das grandes dores do segmento de saúde suplementar nos dias atuais é equilibrar receitas, custos médicos-hospitalares e a oferta de um atendimento eficiente e de qualidade. A conta não fecha para alguns operadores, o que tem gerado uma crise no segmento. Segundo dados da FenaSaúde, os planos registraram prejuízo operacional de R$ 11,5 bilhões em 2022. 

A healthtech Caren se propõe a atuar nesse ecossistema, com soluções que proporcionam jornadas de atenção primária à saúde mais eficazes a custos mais acessíveis, oferecendo conforto ao paciente e dados para os médicos trabalharem no problema de maneira mais focada.
 

A empresa surgiu em 2018, contribuindo para implementar protocolos automatizados de atendimento. Em 2019, a startup fez parte da primeira edição  do programa BNDES Garagem. Ainda no seu início, a Caren enfrentou uma pandemia sem precedentes e viu na sua experiência com protocolos uma oportunidade de contribuir. Assim, foi pioneira no desenvolvimento de questionários online de autoavaliação no Brasil. O chatbot de Covid-19 criado por eles atendeu mais de 2 milhões de pessoas na 1ª semana de“Lockdown”. 

A experiência mostrou que a adoção de protocolos assertivos de atendimento primário pode melhorar os resultados com os pacientes e tornar os investimentos mais assertivos. "O uso de dados e inteligência artificial nessa fase, permitem que médicos e outros profissionais de saúde possam se focar na pessoa e no que importa de verdade", afirma Thiago Bonfim, fundador e CEO da Caren.

Resultados na prática

A promessa de resultados vem sendo comprovada na prática, no próprio BNDES. Fazendo uso dos serviços da Caren, um sistema de Atenção Primária as a Service, que incluiu a implantação de um Prontuário Eletrônico e automação das jornadas de atendimento, a Fapes (Fundo de Assistência e Previdência Social do BNDES) contabilizou, em 2022, aproximadamente R$ 5 milhões de custos evitados no processo de aquisição e administração de medicamentos de alto custo. 
 

“Os planos já têm clareza de que conhecer melhor os beneficiários e acompanhar de perto sua condição de saúde gera resultados positivos para todos. O nível de satisfação do consumidor tende a aumentar e as empresas são mais efetivas no controle de custos e na antecipação de ações corretivas”, afirma Thiago. 

"A Caren tem algumas características fundamentais para este mundo altamente acelerado e inovador. A relação de confiança foi criada rapidamente com base na transparência e humildade frente ao novo processo e projeto que propusemos", afirma Patricia Neto, gerente executiva de Saúde da FAPES.





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