Há 100 anos, Belo Horizonte ganhava o que seria o seu primeiro hospital particular. Criado para tratar casos de tuberculose, o São Lucas Hospital Particular e Convênios se consolidou como uma das mais tradicionais instituições de saúde da capital. Um século depois, a instituição se reposiciona no mercado – juntamente com a Santa Casa BH, unidade de saúde suplementar – e anuncia o investimento de mais de R$ 10,8 milhões, aplicados na reforma e na construção de novas áreas, que resultarão na expansão dos serviços.
Chamado de “Projeto São Lucas 100 anos”, o objetivo da instituição é promover profundas intervenções em seu perfil, como explica a superintendente Assistencial do hospital, Raquel Felisardo. “Estamos realizando aquisições e ações que refletirão em melhorias nos processos e nas áreas assistenciais. Com isso, teremos grandes avanços organizacionais, seremos mais sustentáveis e reforçaremos a nossa excelência já reconhecida pela população. Mais do que isso, buscamos oferecer uma saúde de ponta para todos, que é a bandeira da Santa Casa BH e, portanto, também do São Lucas”, diz Raquel.
Nesse contexto, ela detalha quais são as principais intervenções contempladas pelo projeto de 100 anos. “Já estão em andamento a reforma do Pronto Atendimento e da arquitetura da fachada, que é tombada, bem como a construção de um elevador externo e a restauração do Centro de Diagnóstico e Tratamento, que terá seus serviços ampliados. Toda a área de Tecnologias da Informação foi revitalizada”, ressalta.
De acordo com a superintendente, a reestruturação passa ainda pela criação de novos processos e setores, como a Pré-Internação, que já foi implementada e permite que o paciente que precisa ser internado consiga realizar um cadastro prévio pela internet, otimizando assim o tempo de entrada no hospital. Todas essas reestruturações visam garantir ainda mais segurança assistencial e uma excelente experiência aos clientes.
Hospital cirúrgico
Outro importante investimento pontuado por Raquel Felisardo é a aquisição de novos instrumentais cirúrgicos, uma vez que o principal serviço do São Lucas são os procedimentos eletivos e o objetivo da atual gestão é reforçar esse lugar de referência no cenário da saúde em Belo Horizonte. “Temos um moderno Centro Cirúrgico que conta com oito salas para diversas operações, dentro das mais de 15 especialidades médicas que oferecemos, como Neurocirurgia, Ortopedia, Coloproctologia, Cirurgia Plástica, cirurgia geral, entre outras. Na nossa estrutura geral, temos 130 leitos”, comenta a gestora.
No campo da tecnologia, o hospital se destaca na realização das cirurgias robóticas. Foi pioneiro em Minas Gerais na aquisição do Robô Rosa Knee, assistente especializado em procedimentos ortopédicos, sendo, ainda, o primeiro hospital do país a fazer 100 operações com o sistema, que é considerado um dos mais avançados do mundo na área. Atualmente, mais de 300 cirurgias já foram realizadas com essa inovação.
“Dessa forma, o nosso foco é sermos cada vez mais reconhecidos pela excelência na medicina intervencionista, que abrange os diagnósticos e terapias realizadas por meio de técnicas minimamente invasivas, ou seja, sem as incisões convencionais”, afirma Raquel.
São Lucas para Todos
São Lucas para Todos
O São Lucas Hospital Particular e Convênios também possui uma clínica especializada em cirurgias eletivas para quem não tem plano: o São Lucas para Todos. O programa tem a proposta de ampliar o acesso a uma saúde de ponta para toda a população e, para isso, oferece procedimentos a preços acessíveis e com a possibilidade de parcelar em até 36 vezes.
Os pacientes que contratam o serviço passam pela cirurgia no próprio hospital, contando com toda a estrutura e segurança que o mesmo já possui. O São Lucas para Todos oferece ainda uma linha completa de cuidados, da consulta pré-cirúrgica até os cuidados pós-cirúrgicos.