Grupo Geriatrics anuncia para 2015 a ampliação do seu setor Clinic Care
23/03/2015 - por POR GRUPO GERIATRICS
O conceito de Reabilitação com Meta Predeterminada é único no mercado e está em exercício no GRUPO desde 1998. Foi neste ano que foram realizados os primeiros processos de ?desmames? no CCI ? Centro de Cuidados Intensivos, no Andaraí – RJ, embrião do que seria no futuro a UPSA ? Unidade de Pacientes Sub Agudo e finalmente, o Clinic Care, inaugurado em Niterói apenas em 2005.
Atualmente essa atividade representa aproximadamente 20% do faturamento bruto do GRUPO, e o plano de expansão, prevê o aumento do número de leitos de nossa clínica em Niterói, como também a abertura de uma nova unidade na cidade do Rio de Janeiro.
O diferencial do Clinic Care começa no critério de elegibilidade que pondera a real possibilidade de reabilitação em uma meta predeterminada. 
A estrutura física e a dinâmica do espaço, oferecerem ao paciente e seus familiares uma experiência o mais próxima de uma residência. A humanização e a simplicidade fazem parte dos detalhes arquitetônicos, que permitem que o paciente desfrute de uma atmosfera quase domiciliar, que reforça sua individualidade e o processo de transição pelo qual ele está passando. É fundamental dar segurança ao paciente e seus familiares nas condições que encontrarão em suas residências, nesta nova etapa de suas vidas. Nada adianta apresentar ao paciente um ambiente próximo de um hospital terciário se em sua residência as necessidades serão outras.
Sabendo que o bem estar é parte do cuidado previsto, o paciente desfruta de acessos diversos como por exemplo ir ao jardim externo, onde são realizados processos do reabilitação, ou mesmo à ?Sala de Banho? com espaços amplos para que, mesmo quando acoplados à ventilação mecânica, possam tomar banho de aspersão (chuveiro). 
O Clinic Care é uma unidade que reabilita ao máximo a condição de saúde, reduzindo suas dependências como também realiza o treinamento dos familiares que darão sequência do cuidado no domicílio, muitas vezes sem que seja necessário o Home Care.
Uma alternativa à internação no Clinic Care seria manter o paciente por um longo período em uma unidade hospitalar, com passagens por UTIs ou Semi-Intensivas e pequena probabilidade de reabilitação, já que esse não é o foco do hospital. Os hospitais estão, cada vez mais, conscientes de que o seu papel fundamental no sistema de saúde é o de atender aos pacientes com demandas cirúrgicas ou ainda em seu estado mais grave, os pacientes que já atingiram sua estabilidade hemodinâmica precisam dar sequencia em seu processo de cuidado com etapas de reabilitação em outras instalações. 
Outra alternativa seria o Home Care, em internação domiciliar de 24 horas, com um processo de reabilitação muito mais lento, já que a intensidade dos recursos em uma unidade como o Clinic Care é fator determinante do resultado em reabilitação e seria inviável de ser aplicado em domicílio.
Para se ter uma ideia de valores, esse paciente com potencial de reabilitação custará durante todo o processo de cuidado aproximadamente 40% do que custaria em Home Care em um ano, que é a segunda alternativa mais barata neste caso. 
O Clinic Care é uma clínica com capacidade de estabelecer um plano terapêutico que leva o paciente de uma condição de alta complexidade com alta dependência para a sua condição de menor dependência possível. 
Acreditamos na expansão do conceito pelo país nos próximos anos, já que os desafios estão lançados com o envelhecimento populacional, o consequente avanço das condições crônicas, o baixo número de leitos hospitalares existentes e os resultados excelentes alcançados pelo GRUPO GERIATRICS na área de reabilitação nos últimos 17 anos.




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP