Os avanços no tratamento oncológico, aliados às campanhas de prevenção e ampliação no acesso à saúde nos últimos 20 anos têm levado ao aumento da sobrevida dos pacientes com câncer. Dados do Observatório do Câncer, estudo inédito na América Latina realizado pelo A.C.Camargo Cancer Center, mostram que a taxa de sobrevida de pacientes com adenocarcinomas de rim, por exemplo, saltou de 52,6%, em 2000, para 89,3%, em 2017. Diante deste promissor cenário e as notícias sobre o aumento da incidência da doença na população mundial, o A.C.Camargo abre as inscrições para a 2ª edição do Prêmio José Eduardo Ermírio de Moraes – Inovações Pela Vida.
Inspirado na trajetória e vida de José Eduardo Ermírio de Moraes (Duda), a Família José Ermírio de Moraes Neto e o A.C.Camargo se uniram para desafiar a fronteira do que é possível, da inovação e para reconhecer profissionais que dividem as mesmas visões que José Eduardo, além de honrar seu legado. Assim, nasceu a premiação.
Duda tinha o sonho de ver o Brasil ser respeitado e admirado mundialmente nas áreas de finanças, economia e saúde. Com o prêmio, a família deseja contribuir para a realização desse sonho, incentivando cada vez mais pessoas a realizar mudanças positivas e inovadoras em nosso país, com toda a seriedade e dedicação que isso requer.
“Trabalhamos todos os dias para levar ao paciente o que há de mais moderno em prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. O objetivo do prêmio é dar visibilidade e oferecer espaço para que projetos inovadores ganhem escala e possam ser nossos aliados nessa missão”, aponta Rodrigo Gosling, Superintendente de TI, Inovação e Transformação Digital do A.C.Camargo Cancer Center.
A primeira edição do prêmio contou com mais de 60 projetos submetidos, criados por empreendedores de todas as regiões do Brasil, membros da rede alumni e residentes do A.C.Camargo, além de pesquisadores, professores e estudantes externos de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior brasileiras.
A premiação oferece gratificações de até R$100 mil* para cada uma das soluções vencedoras em cada uma das categorias do Prêmio, receberá projetos nas seguintes áreas.
Iniciativas científicas de potencial empreendedor para oncologia (Deep Techs):
Soluções/empresas nascidas com base em resultados de pesquisa científica e/ou inovações tecnológicas que tenham intenção de virar negócio e chegarem ao mercado. Essas tecnologias possuem certo grau de incerteza sobre suas aplicações comerciais e necessitam de altos investimentos, possuem maiores desafios de escala de reprodução e distribuição, demandam maior tempo de validação, estudos complexos, ensaios clínicos e aprovação por órgãos regulatórios antes de irem ao mercado.
Iniciativas ou soluções digitais de saúde para oncologia (Digital Health):
Soluções/empresas nascidas com base em investigação de necessidades não atendidas de mercado que tem a intenção de lançar tecnologias, softwares, serviços e/ou modelos de negócios inovadores. São soluções que não possuem/possuem poucas limitações de escala de reprodução e distribuição, além de menores exigências regulatórias antes de irem a mercado.
As inscrições para o prêmio vão até o dia 9 de agosto e podem ser realizadas pelo site.
Os vencedores ainda contarão com:
O prêmio Inovações pela Vida está contido na iniciativa maior, o Prêmio José Eduardo Ermírio de Moraes, que abarca outras iniciativas do mesmo gênero.