Segundo a pesquisa “Agenda 2023” da consultoria Delloite, realizada no Brasil com a participação de 500 empresas, 40% das organizações nacionais já utilizam a inteligência artificial ou estão em fase de teste para isso. Dentre as companhias que já inseriram a IA no dia a dia do negócio, 14% pretendem aumentar os investimentos na tecnologia ainda este ano, sobretudo para melhorar o atendimento ou suporte aos clientes.
É exatamente com este foco, na experiência do cliente, e também no aumento da eficiência operacional, que a Inteligência Artificial Generativa, ramo da IA que cria conteúdos em vez de apenas oferecer uma resposta pré-programada, vem transformando segmentos de negócio. “A saúde, sem dúvida, é um deles. Essa tecnologia é particularmente útil nessa área porque tem revelado um enorme potencial de revolucionar a maneira como médicos e instituições trabalham para diagnosticar, tratar e até mesmo prevenir doenças”, diz Mauricio Grohs, VP regional da UiPath para o Brasil.
A IA Generativa pode transformar a assistência médica, melhorando a entrega para o paciente, facilitando a realização de pesquisas e simplificando o processo de prestação de serviços em saúde, por exemplo. Veja outros benefícios:
Mais agilidade na avaliação de dados - a IA generativa tem a capacidade de analisar volumes extensos de dados médicos, ajudando os profissionais deste setor a melhorar suas opções de diagnóstico e tratamento. Quando utilizada ao lado de robôs digitais não assistidos para pós-processamento, a IA generativa ainda ajuda a identificar padrões que podem passar despercebidos por médicos e especialistas.
Personalização da saúde - a IA generativa também pode ajudar a personalizar os planos de tratamento para pacientes com base no histórico médico. Isso pode resultar em condutas mais eficazes e com menos efeitos colaterais.
Mais estudos e descobertas - a pesquisa médica é outra área em que a IA generativa pode causar grande impacto. Ao analisar grandes quantidades de informações, a tecnologia tem tudo para apoiar pesquisadores a identificar novos tratamentos e terapias para uma ampla gama de doenças.
A integração entre a IA generativa e a automação, nestes e em outros processos, pode dar mais tração ao potencial de entrega, ou seja, ampliar os benefícios possíveis do uso da tecnologia. Isso quer dizer, por exemplo, integrar nos fluxos de trabalho ferramentas de IA generativa como o ChatGPT. “Os robôs digitais podem desencadear ações necessárias e solicitações de processo com base em interações generativas de IA. Essa síntese pode melhorar muito os processos de prestação de cuidados de saúde”, explica Mauricio. “Ao automatizar muitas tarefas de rotina, como o agendamento de consultas, a automação de inteligência artificial qualificada libera médicos e outros profissionais de saúde para se concentrarem na mais importante das tarefas, que é o cuidado para com o paciente”, conclui.